Paraná participa da Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação 24/03/2010 - 17:49

O Estado do Paraná apresentará os resultados das discussões da Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (realizada no início do mês, em Curitiba) na etapa regional, que acontece nos dias 25 e 26, em Porto Alegre. O evento vai reunir pesquisadores, estudiosos, professores e representantes da sociedade em geral dos três estados da região Sul.
De acordo com a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Jackelyne Corrêa Veneza, serão várias as contribuições dadas pelo Paraná. “Construímos propostas com o objetivo de pensar o sistema nacional de ciência e tecnologia para os próximos dez anos. Aproveitamos as discussões na etapa estadual para identificar os gargalos e buscar soluções”, afirmou.
Os participantes Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação serão organizados em grupos de trabalho, em forma de plenárias. Serão seis temas principais: Desenvolvimento Sustentável (discussão de aspectos econômicos e sócio-ambientais); Investimento e Inovação (o papel da inovação na agenda empresarial); Ciência Básica (produção do conhecimento: um desafio para o Brasil); Educação e CT&I (educação de qualidade desde a primeira infância); Brasil no Mundo (a contribuição brasileira para a ciência e a inovação no mundo) e Democratização e Cidadania (papel da CT&I na redução das desigualdades e na inclusão social).
Após as discussões, os coordenadores das plenárias apresentarão as conclusões de cada grupo, o que irá resultar em um documento oficial com as propostas da Região Sul para as atividades da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que se realizará entre 25 e 28 de maio, em Brasília. O evento será coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.
As atividades da 1ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação ocorrem das 8 às 19 horas, no Centro de Eventos do Plaza São Rafael (av. Alberto Bins 514). Para se inscrever e consultar a programação do evento, os interessados devem acessar: conferenciacti.blogspot.com.