Paraná inicia vacinação de trabalhadores do Ensino Superior 15/06/2021 - 13:56

Confira o áudio desta notícia

O Estado do Paraná iniciou na segunda-feira (14) a vacinação contra a Covid-19 em trabalhadores do Ensino Superior das instituições públicas e privadas. No primeiro lote serão distribuídos 22.146 imunizantes produzidos pela Pfizer/BioNTech e 15.465 pela AstraZeneca/Fiocruz para professores e funcionários administrativos. Nesse momento, não estão incluídos professores e técnicos de polos de cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD).

As doses do foram encaminhadas para 69 municípios de 21 Regionais de Saúde. Com essa quantidade, será possível imunizar 59% do grupo prioritário, levando em consideração a reserva técnica de 10% das doses para suprir possíveis perdas operacionais. De acordo com o Censo de Educação Superior de 2019, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), o Paraná tem 57.110 profissionais nas instituições de ensino superior, entre professores e trabalhadores administrativos.

A orientação do Plano Nacional de Vacinação é para apresentar um documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a instituição ou a apresentação de declaração emitida pela instituição de ensino. Os municípios farão a definição do escalonamento.

“O Governo do Paraná tem trabalhado para acelerar a vacinação para o maior número de pessoas. Ficamos felizes em ver os trabalhadores do Ensino Superior iniciando o processo de imunização. Isso nos dá esperança para que, quando for possível, tenhamos uma retomada segura das atividades presenciais nas nossas universidades”, destaca o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

EXEMPLOS - Na Universidade Estadual de Maringá (UEM) a imunização começou na segunda-feira (14), para profissionais de 51 a 59 anos. O vice-reitor da universidade, Ricardo Dias Silva entrou na fila do Restaurante Universitário (RU) para receber a primeira dose e incentivar todos os servidores a se imunizar contra o novo coronavírus.

“Hoje é um dia de festa, porque há tanto tempo esperávamos pela vacina. A possibilidade de vacinar todos os nossos servidores é uma alegria muito grande”. Na cidade de Maringá, o calendário de vacinação avança no decorrer da semana seguindo o escalonamento por idade.

“Nosso sentimento é de muita felicidade e expectativa pela imunização dos professores e agentes. A vacina é a única alternativa para a volta da normalidade”, destacou Fátima Padoan, reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (Apiesp).

Nesta terça-feira (15), professores e servidores administrativos das universidades públicas e privadas de Curitiba começam a ser vacinados. Serão imunizados os profissionais com 50 anos completos ou mais. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu 15.346 doses de imunizantes para atender os profissionais do ensino superior e fará um escalonamento por idade para a vacinação.

O cronograma também foi ampliado para trabalhadores de Cascavel, iniciando nesta terça e seguindo quarta e quinta-feira. Em Guarapuava, a vacinação começa hoje para trabalhadores de 30 anos ou mais.

AGENDAMENTO - Em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde abriu o agendamento com início imediato de imunização. O cadastro estará disponível no site Cadastro Prévio Covid-19/Londrina para pessoas acima dos 40 anos.

O cadastro também está aberto para os profissionais das instituições de ensino superior da cidade de Ponta Grossa. A vacinação, que inicia nesta quarta-feira (16), será para a faixa etária de 40 e 52 anos. Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deverão ser vacinados 379 professores e 240 agentes universitários. Para receber a vacina, o trabalhador da UEPG deve apresentar a declaração de vínculo com a instituição, que está disponível no Servidor Online.

Nas cidades de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio, campi da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), a primeira etapa de vacinação contra Covid-19 para os servidores das instituições de ensino superior será na quarta-feira (16).

RITMO ACELERADO - O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (14), no Palácio Iguaçu, que toda a população paranaense com mais de 18 anos receberá ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19 até 30 de setembro. Esse público, não contemplado nos grupos prioritários, é formado por 8.736.014 pessoas. A expectativa leva em consideração a manutenção do cronograma do governo federal.