Paraná inicia capacitação de empreendedores aprovados no Programa Centelha 12/08/2021 - 16:38

O Paraná lançou a capacitação de empreendedores com projetos aprovados no Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores (Centelha). O investimento soma R$ 1,6 milhão, entre recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação Araucária e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) no apoio a 29 propostas.

“Esse movimento empreendedor atende à demanda do Governo do Paraná, que coloca a inovação entre as prioridades para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Que esses empreendedores sejam grandes geradores de empregos, riqueza e renda”, destacou o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa.

Realizado pela Fundação Araucária, com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Programa Centelha tem como objetivo estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora paranaense. A iniciativa proporciona capacitação, recursos financeiros e suporte para transformar as ideias em negócios de sucesso.

“Vemos o Centelha como mais uma ação importante de apoio aos empreendedores e inovadores paranaenses. O nosso time estará dando todo o suporte necessário nesta jornada de capacitação”, ressaltou Rafael Tortato, coordenador de Startup e Inovação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), instituição parceira do programa no Paraná.

A abertura do programa contou com a palestra do diretor e fundador da Prevention & Adam Robo, Juliano Santos. A empresa desenvolveu uma tecnologia que faz testes de acuidade visual, verifica e mapeia a capacidade do olho em distinguir detalhes espaciais, identificando o contorno e a forma dos objetos.

Ao falar dos desafios do início da trajetória, o empresário destacou que os novos empreendedores devem ter resiliência diante dos vários obstáculos. “Nessa área de inovação é preciso ver os problemas como oportunidades de crescimento. O problema é uma oportunidade disfarçada para o surgimento de uma nova startup, que vai trazer a solução para esse problema”, comentou Juliano.

No Paraná, o cronograma de atividades do Centelha conta com capacitação nas temáticas de desenvolvimento de produto, modelo de negócio e interação com clientes e investidores. Serão realizados workshops e mentorias. Também haverá auxílio aos empreendedores com conexões estratégicas com diferentes atores do ecossistema e outras oportunidades de desenvolvimento e fomento.