Paraná fortalece atenção às pessoas idosas 06/03/2020 - 09:16

O Governo do Estado do Paraná formalizou parceria, junto ao Ministério da Cidadania e à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para implementação do programa Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). A cerimônia de assinatura do Termo de Execução Descentralizada e de apresentação do Plano de Trabalho ocorreu nesta quinta-feira (5), na UTFPR – Câmpus Guarapuava, na região Centro-Sul paranaense, reunindo representantes de diferentes esferas governamentais e de organizações da sociedade civil.

Instituído pelo Decreto Presidencial nº 9.328/2018, o Ebapi tem caráter intersetorial e interinstitucional, com o objetivo de incentivar as cidades a promoverem ações voltadas ao envelhecimento ativo, saudável, sustentável e cidadão da população, principalmente os idosos mais vulneráveis.

Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, reconhece os desafios para o envelhecimento da população brasileira com mais qualidade de vida, mantendo a capacidade funcional preservada pelo máximo de tempo possível. “É preciso estar atento às principais necessidades das pessoas idosas e pensar em soluções inovadoras, a fim de promover o acesso aos serviços públicos, especialmente à rede de atenção à saúde, conforme a realidade local e regional”, afirma.

Segundo o professor Marcus Aurelius Stier Serpe, que atua na assessoria da Pró-Reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, a Universidade cumpre sua função de socialização do conhecimento e de promoção da cidadania. “Alcançamos a expertise na preparação e acompanhamento de municípios para certificação internacional de cidades e comunidades mais amigáveis às pessoas da terceira idade, a partir do desenvolvimento de protocolo de pesquisa quantitativa e qualitativa”, destaca.

Atualmente, o Brasil tem a quinta maior população idosa do mundo, com cerca de 30 milhões de pessoas acima de 60 anos. Estimativas do Ministério da Saúde apontam que, até 2030, o número de brasileiros com idade superior a 60 deve ultrapassar a quantidade de crianças de até 14 anos.

Para a deputada federal Leandre Dal Ponte, uma das articuladoras para a estruturação do programa do Ebapi no Paraná, esses números evidenciam a dimensão dos desafios, em todas as esferas governamentais, em diferentes áreas, da saúde ao desenvolvimento urbano. “À medida que as cidades aperfeiçoam serviços e estruturas, melhoram também a qualidade de vida dos idosos”, afirma a parlamentar, destacando a importância do programa como “ferramenta de conscientização e mobilização dos gestores públicos, em relação à preparação das cidades e acolhimento das pessoas idosas ativas”.

EBAPI – A UTFPR vai capacitar equipes executivas e operacionais de outras universidades paranaenses, para a realização de diagnósticos situacionais (coleta de dados quantitativos e qualitativos) e elaboração de planos municipais, com o objetivo de implantar o programa Ebapi.

Essas atividades vão contemplar, ao todo, 42 municípios: Arapongas; Barracão; Bela Vista da Caroba; Bom Sucesso do Sul; Bom Sucesso; Cascavel; Céu Azul; Chopinzinho; Contenda; Coronel Vivida; Dois Vizinhos; Fernandes Pinheiro; Flor da Serra do Sul; Francisco Beltrão; Guaraci; Guarapuava; Honório Serpa; Imbituva; Irati; Itapejara do Oeste; Ivaiporã; Jardim Alegre; Lindoeste; Londrina; Mandaguari; Marilândia do Sul; Mariópolis; Nova Esperança do Sudoeste; Nova Santa Bárbara; Palmas; Pato Branco; Rancho Alegre do Oeste; Realeza; Renascença; Salgado Filho; Santa Fé; Santa Tereza do Oeste; Santo Antônio do Sudoeste; São Tomé; Saudade do Iguaçu; Sertaneja; e Sulina.

CIDADE AMIGA DO IDOSO – Durante o evento, também foi firmada parceria entre a Prefeitura Municipal de Guarapuava e a Organização Mundial da Saúde (OMS), visando à certificação internacional de Cidade e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa. Assim como o Ebapi, o objetivo é adotar medidas para o envelhecimento saudável, aumentando a qualidade de vida da pessoa idosa.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil, para ser membro da Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas, inicialmente é preciso que as autoridades políticas locais firmem compromisso para desenvolver um plano de ação voltado à adaptação do município para as necessidades desse público, tendo como ponto de referência o Guia Global: Cidade Amiga do Idoso da OMS.

Para o prefeito Cesar Silvestri Filho, o intuito é desenvolver políticas públicas e ações articuladas, voltadas ao envelhecimento da população de forma sustentável, com foco na promoção e prevenção da saúde. “Será criado um centro de referência para integrar os grupos de idosos dos bairros, colocando em prática uma série de atividades lúdicas e de formação”, destaca o gestor, ressaltando a importância de um ambiente de convivência e bem-estar para os idosos.