Paraná firma protocolo de cooperação com Baden Württemberg 02/02/2010 - 17:00

O governador Roberto Requião e a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, firmaram protocolo de cooperação entre o Estado do Paraná e o Estado de Baden Württemberg - Alemanha, representado pelo secretário de Estado Richard Drautz, nesta segunda-feira (1º), em Foz do Iguaçu.
De acordo com o documento, tais Estados se reconhecem entre si como parceiros nas áreas de economia, tecnologia e inovação, ciência e cultura e anseiam estabelecer relações de cooperação e intercâmbio para o desenvolvimento sustentável e a integração de suas regiões e respectivos países.
Ao firmar o protocolo, os governos dos dois Estados manifestam seu interesse consensual em que haja continuidade de parcerias e incremento de ações conjuntas. Pretendem que se intensifiquem as relações entre o Paraná e Baden-Württemberg, especialmente com o objetivo de melhora das chances e possibilidades para a cooperação entre pequenos e médios empresários, organizações econômicas, instituições de ensino superior e de pesquisa, bem como escolas profissionalizantes. Com base nesse interesse comum cabe intensificar contatos futuros e, se necessário, apoiá-los politicamente.
Dentre as medidas visando fortalecer e fomentar atividades conjuntas entre as duas regiões estão iniciativas de fomento à cooperação entre empresas em áreas econômicas prioritárias e promissoras como, por exemplo, processamento de madeira, tecnologia ambiental, energias renováveis; a ampliação da cooperação entre instituições de ensino superior; o planejamento de medidas conjuntas para o fomento à cooperação entre empresas, em especial mediante atividades conjuntas para a promoção de feiras e eventos destinados à informação econômica, bem como visitas mútuas de delegações com especialistas das áreas política, econômica e educacional.
O documento firmado prevê ainda o desenvolvimento e realização de projetos que possam concretizar-se com auxílio de possíveis fontes de financiamento internacional e nos quais uma parceria bilateral revele-se possível, assim como promover qualquer outra atividade que seja de interesse das partes.