Paraná faz parceria com região italiana para intercâmbio de tecnologia 24/05/2012 - 16:40

Os governos do Paraná e da região da Toscana, na Itália, assinaram nesta quinta-feira carta de intenções para intercâmbio cultural, acadêmico e empresarial. Segundo a proposta apresentada pelo governo da Toscana, durante três meses a estrutura governamental e acadêmica daquela região vai estar à disposição de brasileiros, numa espécie de etapa piloto da parceria.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, disse que as três principais áreas para o intercâmbio serão tecnologia e inovação, biomedicina (vacinas) e energias inteligentes (smart grid). O chefe da comissão italiana, Gianfranco Simoncini, secretário para Atividades Econômicas, Emprego e Capacitação da Toscana, disse que a crise européia fez aumentar a necessidade de encontrar parceiros no exterior. O governo regional está em busca de intercâmbio de conhecimento e tecnologia e quer criar as bases para a aproximação comercial e acadêmica.

Um das regiões paranaenses que o secretário pretende beneficiar com a parceria é o litoral, onde se desenvolve o projeto Costa das Energias Verdes e há muitas áreas de proteção ambiental. “O desenvolvimento de energias renováveis e limpas é um dos grandes desafios do momento”, salientou. No litoral já se estuda o uso dessas energias, especialmente geradas por biomassa, eólica e fotovoltaica.

INVESTIMENTOS – A assinatura da carta de intenções abre grandes possibilidades para investimentos italianos. Alípio Leal disse à comitiva italiana que, hoje, a melhor oportunidade de investimento no Brasil está no Paraná. Segundo ele, o Governo do Estado está criando um ambiente propício para receber investimentos e realizar intercâmbios, num esforço conjunto com o Sebrae, a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep).

O secretário também destacou a parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro), no esforço para fazer do Paraná o maior parque tecnológico virtual do Brasil, incluindo o desenvolvimento de uma plataforma com todas as informações sobre o Estado.