Paraná apresenta propostas na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 24/05/2010 - 11:10

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior será uma das instituições participantes da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, entre os dias 26 e 28 de maio. O Paraná apresentará propostas como distribuição e geração de energia, meio ambiente, desenvolvimento social através da tecnologia, dentre outros assuntos de importância para o desenvolvimento científico nacional.
De acordo com o coordenador de Ciência e Tecnologia da Seti, José Tarcísio Trindade, a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma ferramenta importante para o crescimento do Brasil. “Pelas propostas de desenvolvimento sustentável da conferência é possível elaborar políticas públicas que sejam capazes de aliar o crescimento econômico à inclusão social”.
Também participarão da Conferência o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, o assessor técnico responsável pelo Programa Universidade Sem Fronteiras, Antônio João Mânfio, e a analista de projetos da Seti, Maria Elizabeth Lunardi, além representantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior.
As soluções que serão expostas são resultado do trabalho feito na Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia e Inovação do Paraná, nos dias 01 e 02 de março, em Curitiba. Ao todo, 360 representantes de universidades, institutos de pesquisa, movimentos sociais elaboraram propostas de desenvolvimento sustentável do estado. As resoluções foram apresentadas na Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizada entre os dias 25 e 26 de março, em Porto Alegre.
A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação tem 180 palestrantes confirmados e busca elaborar diretrizes para consolidação de um Sistema Nacional de cooperação federal, estadual e municipal no âmbito de Ciência, Tecnologia e Inovação. Também busca elaborar políticas de desenvolvimento sustentável e assegurar que os benefícios ligados à produção de conhecimento sejam distribuídos de forma igualitária.