PEIEx do Paraná reúne comitê consultivo 27/07/2010 - 16:52

Com a presença do coordenador nacional do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEx), Leonardo Deppe, e do secretário de Estado Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Núcleo de Curitiba do PEIEx realizou nesta terça-feira (27), no auditório da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) reunião anual de seu Comitê Consultivo, integrado pelas instituições parceiras do projeto.
O principal objetivo do encontro foi promover uma maior aproximação entre o PEIEx, a Apex-Brasil e parceiros, firmar novas parcerias e informar a respeito das ações e objetivos do projeto. A reunião contou com representantes de instituições parceiras como a Seti, Fundação Araucária, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), PTS Brasil, De Bernt, Correios, Explay, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
De acordo com a coordenadora do PEIEx no Paraná, Cristiane Ribas, a intenção é aproximar empresas dos núcleos operacionais do projeto no Estado e posteriormente de todo o Brasil. Para isso foi apresentada a proposta de realização de um fórum interativo visando à troca de experiências. Além disso, para ajudar as empresas a exportar está prevista a realização de um evento em setembro, em Curitiba, e que contará com palestras, estandes, rodadas de negócios e premiação de empresas destaque do ano.
Criado em 2006, o PEIEx tem apoio e recursos do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). No Paraná, o programa se desenvolve por meio de uma parceria com a Seti e a Fundação Araucária.