PDE é tema de reunião entre secretário e representantes da APP Sindicato 23/07/2015 - 15:10

O secretário João Carlos Gomes destacou nesta quinta-feira (23), durante a reunião com representantes da APP Sindicato e da secretaria da Educação, a importância do Programa de Desenvolvimento Escolar (PDE). “Trata-se de um avanço na qualificação dos professores da educação básica e uma oportunidade para discutir novas práticas pedagógicas para os professores das licenciaturas das universidades”, disse o secretário.

A reunião debateu o prazo para a oferta de uma nova turma e a possibilidade de ampliação do número de professores para a próxima etapa do programa. O secretário ressaltou que em função do calendário acadêmico das universidades não há condições para a abertura de uma nova turma nesse momento. “Após a conclusão das turmas de 2013 e 2014, daremos sequência ao programa. Já existem solicitações para que as turmas iniciem no início de cada ano letivo e estamos criando um grupo de trabalho para debater e propor mudanças ao formato do programa”, afirmou João Carlos.

O PDE é uma política pública de Estado que busca a mudança qualitativa na prática escolar da escola pública paranaense. Regulamentado em 2010 o programa se destina aos professores do quadro próprio do magistério. O professor que ingressa no PDE tem garantido o direito a afastamento remunerado de 100% de sua carga horária efetiva no primeiro ano e de 25% no segundo ano do programa. O programa é desenvolvido em parceria entre as Secretarias Estaduais da Educação; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; e as Instituições de Ensino Superior públicas do Estado do Paraná

Participaram da reunião a secretária de finanças, Marlei Fernandes de Carvalho; a secretária geral, Vanda do Pilar Santos Bandeira Santana da APP ; a coordenadora do PDE na SEED, Dolores Follador; o assessor na SETI para o PDE, Carlos Pijak Júnior e a coordenadora de ensino superior, Marcia Tembil.