Operação Yaguaru finaliza atividades com 20 mil pessoas beneficiadas 06/02/2020 - 13:41

Cerca de 20 mil pessoas, em 12 municípios do oeste paranaense, foram beneficiadas pela Operação Yaguaru do Projeto Rondon, realizada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Estado do Paraná e Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, com o apoio do 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Durante 15 dias, mais de 250 voluntários desenvolveram e ministraram oficinas de capacitação com temas relacionados a várias áreas: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

“A Operação Yaguaru contribuiu para a sustentabilidade, promovendo ferramentas de cidadania, com a participação de estudantes e professores universitários. As comunidades foram beneficiadas pelos atendimentos e os estudantes puderem vivenciar uma experiência transformadora”, destacou Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado do Paraná.

O vice-almirante Luiz Otávio Barros Coutinho, coordenador geral do Projeto Rondon, destacou a importância multidisciplinar do projeto. “É plantar sementes em cada cidade, contribuir com o desenvolvimento e notar o que realmente dá diferença. Para os rondonistas, é ter visão da sua profissão e de outras também, e para as cidades, por vezes, uma nova esperança”, conclui.

A seleção dos municípios contemplados pela Operação Yaguaru se baseou em fatores como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – abaixo de 0,7; a quantidade de habitantes – inferior a 30 mil; e a distância de um centro regional – menos de 300 km das localidades que receberam os rondonistas.

“Os municípios tiveram a oportunidade de receber a experiência do saber produzido nas universidades aplicado no nosso dia a dia. E para os estudantes foi uma experiência em uma realidade diferente da que vivenciam”, disse o prefeito de Anahy, Carlos Antônio Reis, que também responde pela Diretoria de Educação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

No período da Operação Yaguaru, as instituições estaduais de ensino superior (IEES) empreenderam uma série de atividades nas áreas urbanas e rurais dos municípios assistidos. As ações foram realizadas por estudantes e professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

UNIOESTE - A Unioeste promoveu dezenas de oficinas para as populações e agentes públicos das cidades de Braganey, Jesuítas e Tupãssi. Nas áreas da educação, por exemplo, os rondonistas realizaram ação sobre vivências pedagógicas, reunindo mais de cem professores da rede municipal de ensino fundamental e médio. Já o Mutirão da Saúde, proporcionou atendimento a 250 cidadãos, propiciando acesso a vários exames, como aferição da pressão arterial, glicemia, equidade visual, avaliação odontológica, avaliação nutricional, Hepatite e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), além de orientações para o autoexame das mamas.

UEPG - O trabalho dos voluntários da UEPG se concentrou nos municípios de Braganey, Ceu Azul, Diamante do Oeste e São Pedro do Iguaçu. Sob a supervisão de professores, os estudantes aplicaram oficina para os conselheiros tutelares, promovendo atualização e reciclagem desses profissionais, especialmente em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No campo do empreendedorismo, os rondonistas ministraram conteúdo sobre a produção de roupas customizadas como ferramenta para o empoderamento feminino.

UENP - As equipes da Uenp desenvolveram ações nas cidades de Tuppãssi e Vera Cruz do Oeste. Dentre as atividades, destaque para oficinas sobre saúde bucal para crianças e adolescentes e saúde sexual e reprodutiva para adolescentes e jovens, que reuniram dezenas de participantes, capacitando também os profissionais de saúde daquele município. Outra atividade abordou o combate à violência, por meio da atuação em rede, visando à formação de uma nova consciência social, na defesa de direitos e na gestão de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento da rede de atenção às pessoas em situação de violência.

UNICENTRO - Com intensa programação, a Unicentro atuou no município de Lindoeste, abrangendo todas as áreas propostas pela Operação Yaguaru. O curso de formação de Agentes Comunitários de Saúde ofertou conteúdo com carga horária de 20 horas e treinou esses profissionais para um atendimento de mais qualidade aos cidadãos, especialmente no que se refere aos serviços de saúde e atenção primária, cadastro da população, campanhas de prevenção e de promoção da saúde e controle de endemias. Os rondonistas também revitalizaram o espaço infantil da Biblioteca Pública Municipal Cidadã Luiz Segundo Valmini, o que representou um dos mais importantes legados deixados pelo Projeto Rondon no oeste paranaense.

PROJETO RONDON - Coordenado pelo Ministério da Defesa, com o apoio de outros ministérios, a iniciativa do Governo Federal ocorre em parceria com os governos estaduais e municipais e instituições de ensino superior (IES). Orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, o Projeto Rondon tem como objetivo contribuir para a formação de jovens universitários como cidadãos, para a promoção da cidadania e para o desenvolvimento sustentável em comunidades carentes.

Em julho de 1967 foi realizada a Operação Piloto ou Operação Zero, no Rio de Janeiro. Em 1989, o Projeto Rondon teve as atividades encerradas. O retorno ocorreu em janeiro de 2005, no Amazonas.