Obras no campus da Unicentro em Irati são entregues pelo governador 25/06/2010 - 09:30

O governador Orlando Pessuti inaugurou nesta quinta-feira (24) obras de reforma e ampliação em oito unidades do campus da Unicentro de Irati no valor de R$ 2,2 milhões. Serão beneficiados aproximadamente 2,5 mil alunos dos 13 cursos de graduação e dos cinco cursos de pós-graduação.

Foram inaugurados o centro de laboratórios para o curso de Engenharia Ambiental, o laboratório de Psicologia, o centro de Integração do Ensino Superior, a unidade básica de graduação para o curso de Geografia, a unidades básica de Ensino e Pesquisa e a unidade básica para a Graduação e pós graduação da área de Ciências Humanas. Também foi reformado o mini-auditório e ampliado o restaurante universitário.

Ainda estão em fase de conclusão as obras da unidade básica de graduação para o Curso de Matemática e ampliação da clínica de fonoaudiologia, com investimentos de R$ 800 mil.

“A Unicentro é um orgulho para nós e queremos voltar aqui para inaugurar as obras que ainda estão em fase de conclusão”, disse o governador ao lembrou que outras importantes obras estão sendo finalizadas no município na área da educação e da cultura. “Estamos construindo em Irati a maior obra na área cultural, que é o Centro Cultural Denise Stoklos com capacidade para uma plateia de 600 pessoas”.

O secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke afirmou que a Unicentro tem orçamento anual de R$ 30 milhões e vai receber - entre as obras inauguradas nesta quinta-feira e as que ainda serão concluídas - cerca de R$ 3,1 milhões. “Estamos aproximando a universidade da população, pois ela não desenvolve ciência e tecnologia para si mesmo. A universidade deve produzir o saber e distribuir para quem mais necessita”, disse.

“Estamos num processo de expansão física dos campus da Unicentro de Irati e de Guarapuava, com o apoio incondicional do Governo do Paraná. São espaços pedagógicos administrativos de laboratório para dar melhores condições de funcionamento para os cursos de graduação e de pós-graduação, afirmou o reitor da Unicentro, Vitor Hugo Zanette.

O reitor enfatizou que a obras são destinadas aos alunos e consequentemente à toda a comunidade por meio dos projetos de extensão da universidade. “Vamos melhorar a qualidade do ensino do campus de Irati e atender bem a população, por meio do laboratório de psicologia e da clínica de fonoaudiologia”, disse.

Para o prefeito de Irati, Sergio Stoklos, a ampliação do campus da Unicentro, somado ao Instituto Federal de Educação Tecnológica, tornará a cidade um polo educacional. “O governo trabalhou para desenvolver o centro expandido do Paraná e agora está colhendo os frutos”, disse.

TRATOR SOLIDÁRIO - No campus da Unicentro, o governador Pessuti entregou mais 13 tratores para pequenos agricultores de Irati que aderiram ao programa Trator Solidário. Só na região de Irati, já foram entregues mais de 100 tratores desde o início do programa.

“Esperamos que mais agricultores possam entregar as suas propostas, porque a Agência de Fomento, o BRDE e principalmente o Banco do Brasil estão preparados para financiar o trator em 10 anos, com dois anos de carência, a juros próximos de zero”, afirmou. O governador ressaltou que no Paraná já foram entregues mais de 5 mil tratores pelo programa Trator Solidário e que até o final do ano serão entregues mais 2,5 mil.

O produtor de grãos Jossafat Hykavy, do distrito de Gonçalves Junior, recebeu o trator de 75 cv. “É um grande orgulho receber a chave das mãos do governador, pois este trator significa muito para mim e para a minha propriedade. Eu espero que eu consiga trabalhar para pagar”, disse.

Gilberto Zampier, que produz frutas e grãos na comunidade de Rio Preto, recebeu o trator de 55 cv de potência. Este é o primeiro trator da propriedade. “Antes trabalhávamos com dois cavalos. Agora acho que vai melhor a nossa produção com a máquina. Para nós seria inviável comprar um trator na loja”, disse.