Novos servidores reforçam equipe de trabalho do Sistema de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná 16/04/2025 - 17:04

Um grupo com 15 servidores públicos aprovados no concurso público realizado pelo Governo do Paraná em 2024 tomaram posse nesta quarta-feira (16), na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). São 12 administradores, um economista e um designer que agora integram o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE) e irão contribuir para o fortalecimento de políticas estratégicas para o avanço científico, tecnológico e educacional do Paraná. A cerimônia contou com a participação dos gestores da pasta.
Ao longo da próxima semana, antes de assumirem os postos de trabalho, os profissionais passarão por uma capacitação para conhecer os principais programas e projetos desenvolvidos pela Seti. Eles serão lotados, preferencialmente, em unidades como as diretorias de Ciência e Tecnologia e de Ensino Superior e da Unidade Executiva do Fundo Paraná (UEF).
A chegada de novos servidores reforça a importância da carreira pública como pilar essencial para a execução de projetos transformadores, no âmbito do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino do Paraná. A expectativa é que outros 26 aprovados no concurso sejam empossados ainda este ano na Seti, ampliando ainda mais a capacidade técnica da pasta.
Segundo o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, essa ampliação do quadro técnico é um passo importante para consolidar a instituição como referência em ciência e tecnologia. “A atuação dos profissionais será fundamental para impulsionar iniciativas em parceria com a rede de universidades, para estimular o fomento a startups e modernização de infraestrutura tecnológica, com foco na gestão eficiente de recursos”, afirmou.
Para o administrador Felipe Violi Monteiro, recém-empossado na Seti, assumir este cargo é a oportunidade de aliar sua formação profissional à construção de políticas públicas inovadoras. "Vamos dedicar nossos esforços para fortalecer as ações da Seti, buscando sempre os melhores resultados para o avanço da ciência e tecnologia no Paraná", sinaliza o novo servidor.
Com essa contratação de novos servidores, o governo estadual demonstra o compromisso em valorizar o serviço público e investir em profissionais qualificados para impulsionar o desenvolvimento regional. Na Seti, os profissionais estarão envolvidos no planejamento e na execução de ações que buscam consolidar o Paraná como referência em pesquisa e desenvolvimento.
O QPPE foi instituído pela Lei Estadual n.º 13.666/2002 e passou por uma modernização em 2023, com novas regras de progressão e crescimento profissional, assegurando condições mais claras e atrativas para os servidores estaduais.
SISTEMA – O Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná é composto pelas universidades estaduais de Londrina (UEL), de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar). Também estão vinculadas à Seti a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Juntas, as sete instituições estaduais de ensino superior somam 84.676 mil estudantes regularmente matriculados em 438 cursos de graduação, 208 cursos de mestrado e 105 cursos de doutorado. Nas universidades atuam cerca de 7.700 professores e 7.500 agentes universitários, entre efetivos e temporários.