Novos campi serão criados em Laranjeiras do Sul e Pitanga 27/05/2010 - 12:00

O governador Orlando Pessuti, juntamente com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo Lübke, assinou decreto que autoriza a criação de campi da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) nos municípios de Laranjeiras do Sul e de Pitanga, nesta quinta-feira (27), durante o Programa de Descentralização do Governo do Paraná, realizado em Guarapuava.
Para o governador Orlando Pessuti, os novos campi trarão muitos benefícios aos municípios da região. “Nós queremos que a Unicentro cresça não apenas em Guarapuava, mas também para a região de Irati, de Pitanga, de Laranjeiras do Sul. Queremos que o Ensino Superior aconteça de forma regionalizada e descentralizada”, afirmou.
De acordo com o secretário Nildo Lübke, a criação desses campi é algo reivindicado há anos. “A criação desses campi é um desejo antiguíssimo desses municípios. É um empenho para instalação de um instrumento do Estado para desenvolvimento regional”, afirmou.
Cerca de 100 mil habitantes, de sete municípios, serão beneficiados com o novo campus de Pitanga. Atualmente o município mantém convênio com a Unicentro para realização de cursos em regime de extensão. Já foram ministrados quatro cursos de graduação e seis de pós-graduação, além de atividades pesquisa e extensionistas. Com a conquista do novo campus, devem ser ofertados quatro cursos de graduação, sendo dois de bacharelado e dois de licenciatura. Para tal, está prevista a construção de dois prédios de 1400 metros quadrados cada.
Já com o campus de Laranjeiras do Sul, serão beneficiados mais de 230 mil habitantes, de 20 municípios. O município de Laranjeiras do Sul também ofereceu cursos de graduação e pós-graduação em parceria com a Unicentro, em regime de extensão. Já foram ofertados cinco cursos de graduação e sete cursos de pós-graduação. Como a prefeitura municipal de Laranjeiras do Sul conseguiu emendas orçamentárias junto à União para a construção de um bloco de ensino, está prevista a construção de um prédio com cerca de 1400 metros quadrados. A estrutura do novo campus deve abrigar quatro cursos de graduação.
A criação dos novos campi segue os princípios do Governo do Estado, no que diz respeito ao Ensino Superior, que privilegia a integração, a representatividade, a qualificação, a funcionalidade e a vocação regional.