Novo diretor do Simepar assume com propostas para o estado e a sociedade 04/04/2011 - 09:20

O novo diretor superintendente do Simepar, instituição de base científico-tecnológica, Eduardo Alvim Leite, assumiu o cargo na última sexta-feira (01) com um discurso focado em desafios e propostas para os próximos anos. “Não basta ser sustentável, temos que ser cada vez mais relevantes para o estado e a sociedade”, disse Alvim. Como diretor adjunto reassumiu a função o pesquisador César Benetti.

A posse aconteceu à tarde, na sede do instituto, localizada no Centro Politécnico da UFPR, no bairro Jardim das Américas, com presença de várias autoridades. O diretor geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, instituição à qual o Simepar é vinculado, Sérgio Vieira, representou o secretário Alípio Leal.

Agricultura

Alvim apresentou algumas ações estratégicas de inovação que pretende aprofundar nos próximos anos. Um exemplo é a inovação em informações meteorológicas para a agricultura. “Consideramos importante a integração e complementação da rede climatológica do estado e produção de informações em escala compatível com a agricultura de precisão”, afirmou. Segundo ele, nessa área a prioridade é a criação do Centro Paranaense de Informações Agrometeorológicas, iniciativa que poderá potencializar o agronegócio paranaense.

Desastres naturais

Ele também destacou a inovação na previsão de desastres naturais, que envolve projetos de monitoramento 24 horas/dia para as grandes áreas urbanas, bem como a expansão dos sistemas de monitoramento e os estudos de vulnerabilidade e determinação de limites críticos para o alerta meteorológico. “Queremos intensificar a cooperação com a Defesa Civil, a Sema, o Instituto das Águas, a Mineropar, o ITCG, as universidades e outras entidades envolvidas no tema”, disse.

Pesquisa

O novo superintendente ainda citou a inovação e informações climáticas e de mudanças climáticas, relacionada aos esforços de pesquisa e análise na regionalização das previsões climáticas e estudos de mudança climática por meio de capacitação interna e cooperação internacional.
“Os primeiros estudos já demonstram a possibilidade de grandes impactos econômicos multisetoriais e impactos sociais e ambientais relacionados às mudanças climáticas”. Para isto, o Simepar buscará cooperação com a Seti, o ministério de C&T e a Fundação Araucária para um programa paranaense de fomento aos estudos de impactos das mudanças climáticas no estado e região.

Setor elétrico

Outra área que terá especial atenção da nova gestão é a inovação na gestão de risco hidrometeorológico para o setor elétrico, que contempla o desenvolvimento de sistemas de previsão e alertas de variáveis hidrometeorológicas, como descargas atmosféricas, níveis e vazões, ventos e precipitações.

“A partir de estudos de vulnerabilidade, é possível a emissão de alertas baseados no risco da ocorrência de impactos no sistema elétrico, como falhas em linhas de transmissão e interrupções de energia em conjuntos de consumidores, bem como inundações em bacias com reservatórios hidroelétricos”, explicou.

Na sua opinião, empresas do setor elétrico, como a Copel, poderiam disponibilizar aos seus grandes consumidores, além de energia, o risco de falhas de fornecimento devido aos fenômenos atmosféricos.

Modernização

Alvim falou ainda sobre a modernização institucional e a expansão da infraestrutura de monitoramento, que contempla, conforme ele, um processo de planejamento estratégico, “capaz de preparar a instituição para os desafios da nova fase e iniciativas de expansão da infraestrutura com instalação do novo radar do oeste, integração das redes hidrometeorológicas do Estado e expansão do monitoramento pluviométrico de áreas de risco”.

Site

Ao final, Alvim anunciou o lançamento, neste mês de abril, da nova página do Simepar na internet, que, em março, registrou mais de 5 milhões de acessos, um dos maiores índices do país.

Currículo

O novo diretor superintendente do instituto já ocupou essa função na Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel/1995-2000) e também no Simepar (2000-2003), onde vinha coordenando a área de Desenvolvimento e Integração Tecnológica e desenvolvendo pesquisas na área de previsão hidrometeorológica e modelos decisórios sob incerteza.

Ele é graduado em Engenharia Elétrica e possui especialização em Engenharia de Sistemas, mestrado em Administração Estratégica e doutorado em Engenharia Civil. Entre 1988 e 1995 foi gerente de planejamento e gestão tecnológica do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e, antes, na iniciativa privada, entre 1984 e 1987, trabalhou como analista de sistemas e de pesquisa.

Com mais de vinte anos de experiência em desenvolvimento de projetos tecnológicos e meteorologia com radar, eletricidade atmosférica e estudos de tempestades severas, Cesar Beneti, é graduado em Meteorologia e mestre em Ciências Atmosféricas. Durante onze anos, Beneti trabalhou como meteorologista do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da UNESP, em Bauru/SP, na área de monitoramento e previsão do tempo e como pesquisador em meteorologia com radar. Também foi pesquisador sênior da Copel, entre outras atividades.