Novo aplicativo UEL Mobile facilita acesso a consultas e serviços 16/03/2020 - 08:19

A comunidade universitária da UEL tem nova ferramenta tecnológica à disposição. É o aplicativo UEL Mobile, que está disponível na Google Play, somente para o sistema Android. O app, desenvolvido pela Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI) e estudantes da UEL, traz serviços úteis para comunidade interna, especialmente os alunos dos cursos de graduação.

O UEL Mobile simplifica a consulta ao cardápio semanal do Restaurante Universitário (RU), a compra e a consulta de créditos pelo usuário. Outra opção útil, no caso para os graduandos, é a consulta do boletim e da grade de aulas. A ideia é trazer praticidade e facilidade de acesso para a comunidade universitária, segundo um dos idealizadores do projeto, Humberto Ferreira da Luz Junior, da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas, da Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI). Créditos para refeições também podem ser adquiridos em três totens no pátio do RU, ou por meio do Portal do Estudante e agora também pelo aplicativo.

Com o uso frequente do celular pelas pessoas, cada vez mais serviços são acessados pelo aparelho. Portanto, o UEL Mobile visa agilizar a consulta aos serviços da Universidade. Humberto afirma que "a experiência pelo app é melhor do que pelo site". Ele conta ainda que durante a fase de testes, a ferramenta foi apresentada para os estudantes do curso de Ciências da Computação, do Centro de Ciências Exatas (CCE), e registrou total aprovação.

Para utilizar, basta fazer login da mesma forma como se faz em outros sistemas da UEL: servidores e professores com o número da chapa funcional e senha, e os estudantes com o número de matrícula e senha. Ele ainda não foi disponibilizado para o sistema iOS. De acordo com Humberto, o motivo é a falta de equipamento necessário para testar e desenvolver o software.

Grupo - Foram dois meses para criação do aplicativo, com início em janeiro e finalização no início deste mês de março. O desenvolvimento partiu de um projeto institucional criado dentro da ATI, chamado de "Fábrica de Software". O grupo, composto por 11 pessoas, é formado por servidores, estudantes de graduação e pós-graduação.

Para o UEL Mobile, em específico, a programação e a interface foram coordenadas por Daniel Henrique Acorsi Alves, da Divisão de Novas Tecnologias, e desenvolvidas pelos estagiários da ATI, Matheus Barbiero Bastos, Melvi Trevisan Ferreira e Vinícius Marino Luciano, estudantes de Ciências da Computação. Foi deles que partiu a ideia para criação do aplicativo.

Segundo o assessor da ATI, Wellington Cardador, o diferencial da solução foi a criação de um serviço que beneficiará a comunidade a partir da visão dos próprios estudantes e, em paralelo, contribui para a formação acadêmica dos participantes de forma prática. Segundo ele, este é só o primeiro software criado. "É uma ideia que deu certo e que queremos expandir", diz.

Veja como é fácil utilizar o UEL Mobile.