NTI da Unioeste instala sistema que deixa internet mais barata e rápida 04/02/2020 - 14:57

Com intuito de gerar maior economicidade e melhorar a qualidade dos serviços de internet na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) ganhou um sistema moderno e gratuito de tráfego de internet.

De acordo com o diretor do NTI, Christiano Julio Pilger de Brito, o equipamento é responsável por distribuição e compartilhamento de rotas para internet que, a curto prazo, além de promover uma significativa economia financeira para Instituição, irá possibilitar uma maior eficiência nos serviços oferecidos pelo sistema de internet em todos os cinco Campi da Unioeste bem como no Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Ele explica que no Brasil, o órgão responsável por esse tráfego de internet se chama NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do ponto BR) e , que tem centros que fazem uma organização regional dessas rotas para os computadores e, para que a Unioeste pudesse hospedar esse sistema, o NIC.br cedeu um quantitativo de equipamentos entre roteadores, servidores e equipamentos finais dos usuários. “Fechamos um convênio com a NIC.br, onde nós damos para eles um link mínimo de gerenciamento, para poderem acessar esses equipamentos, fornecemos espaço físico para esses servidores e garantia de energia e ar condicionado, enquanto eles provem esse serviço na Universidade, gratuitamente. Agora nós somos o PTT, que é o principal central de interconexão dos provedores aqui”, informou.

Christiano ressalta que desta forma a Unioeste passou a conseguir trocar essas rotas, ou seja, os computadores que estão abaixo de sua infraestrutura usam esses caminhos para chegar até a Instituição e, por sua vez, se conectam entre si. “Nesse primeiro momento vamos apenas cumprir uma função social de hospedar esse serviço público, mas num futuro breve, poderemos usufruir dessa infraestrutura porque vamos conseguir contratar internet mais barata dos provedores da região, de qualquer uma das empresas que já chega aqui dentro”, reforça.

O diretor conta também que PTT utilizado pela Unioeste era em Curitiba e, agora, é local o que possibilita de maneira segura fazer conexões com outros lugares. “Funcionamos como estrela, todo mundo conecta na Reitoria e daqui vai para internet e atende todas a unidades ligadas a Reitoria”.

No entanto Christiano enfatiza que mesmo em processo de implantação o novo sistema já possibilitou uma melhoria imediata na conexão (qualidade). “O nosso roteamento atende mais rápido, as rotas ficaram melhor estabelecidas e estão conectando mais eficientemente, sem depender das rotas informadas por Curitiba”.