NITPAR apresentou “Boas Práticas de Divulação de Tecnologias” no Workshop Nacional dos NIT em Brasília 11/11/2010 - 11:50

O evento, que aconteceu em Brasília, contou com a apresentação de 12 “Boas Práticas” selecionadas pela comissão organizadora do Workshop Nacional dos NIT, além de mais duas experiências de sucesso encomendadas especialmente para o evento, que tratam do marco regulatório de Inovação.

De acordo com a Secretária adjunta da SETEC/MCT, Ana Lúcia Torkomian, as leis referentes à inovação prevêem isenção fiscal para empresas que atuam em parceria com instituições científicas e tecnológicas visando à geração de inovação, sendo importantes instrumentos que aproximam ainda mais o setor produtivo da academia em prol da inovação tecnológica.

Conforme Ana Lúcia, 93 “Boas Práticas” foram enviadas à comissão organizadora do evento. “Dessas, selecionamos 14 trabalhos para serem apresentados no encontro, dois em cada uma das sete categorias definidas: Ferramentas de Gestão, Uso de Instrumentos e Políticas de Inovação, Transferência de Tecnologia, Divulgação de Tecnologias, Políticas Internas, Estruturação do NIT e Redes.” Os critérios de escolha passaram pelo grau de maturidade da prática, possibilidade de reprodução em outras instituições e impacto na sociedade. Buscou-se ainda a representatividade das cinco regiões do País, e de instituições de diferentes naturezas, e nas esperas pública, privada e comunitária.

A APPI – Agência Paranaense de Propriedade Industrial do TECPAR, como coordenadora do FORTEC-SUL, apresentou a situação dos NIT da Regional Sul, apresentou a “boa prática” de atuação na categoria: Práticas de Divulgação de Tecnologias do NITPAR – Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná e apresentou o lançamento da segunda edição do Catáloo de Patentes das ICTs Paranaenses. Veja o link para as apresentações abaixo.

Interface entre ICT e sociedade, por meio do NIT, é o grande desafio da inovação brasileira

“Não há como um País ter sucesso sem avanço da capacidade de, além de produzir, também transferir conhecimento”. Essa afirmação foi do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, do Ministério da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, durante a abertura do Workshop Nacional dos Núcleos de Inovação Tecnológica, na segunda-feira, dia 8, em Brasília.

Para ele, é necessário que o MCT tenha capacidade de estimular os Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) na transferência de conhecimento produzido nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). Além disso, as ICT estarem próximas das demandas sociais, especialmente das empresas, constituiria fonte para a produção de novos conhecimentos. “O Brasil vai crescer substancialmente. No entanto, para que o desenvolvimento seja sustentável há que se agregar a inovação como elemento central ao processo produtivo. Isso não se dará sem interface dos núcleos de inovação com a sociedade”, destaca o Secretário.

A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), CNPq, Capes, Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), MDIC, Finep, INPI, ABDI, Procuradoria-Geral da União, entre outros.

Apresentações:

Apresentação da situação dos NIT dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


Apresentação do NITPAR – Núcleo de Inovação Tecnológica do Paraná

Catálogo de Patentes das ICTs do Paraná

Fonte: Silvana Barletta – Jornalista Workshop

GALERIA DE IMAGENS