Museu de Ciências Naturais de Guarapuava promove Uma Noite no Museu nesta quinta 14/05/2024 - 11:05

O Museu de Ciências Naturais de Guarapuava, vinculado à Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), promoverá na quinta-feira (16) o evento Uma Noite no Museu. Com início às 19 horas, o passeio gratuito será aberto para toda a comunidade. Serão realizadas diversas atividades ao longo da noite, com previsão de término às 22 horas.

“A ideia de fazer Uma Noite no Museu surgiu para dar oportunidade de visitar o museu às pessoas que não têm disponibilidade durante o dia. O museu estará aberto, das 19h às 22h, para receber toda a comunidade. Para quem não puder ir desta vez, temos planos de realizar esse passeio todo semestre”, afirma o coordenador do museu, Rodrigo de Oliveira Bastos.

Situado no Parque Natural Municipal das Araucárias, o museu funciona desde 1998 a partir de uma parceria entre a Unicentro, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Guarapuava e a Fundação Professor João José Bigarella. Vinculado ao Câmpus Cedeteg, ele conta com um acervo variado com áreas sobre Malacologia, Geologia, Entomologia, Física e do Mar, com duas coleções relacionadas à história natural.

A coleção João José Bigarella é composta de amostras de rochas, minerais, fósseis, conchas e outros animais marinhos e a coleção entomológica Hipólito Schneider contém cerca de 14.000 insetos em exposição, atendendo a comunidade em geral e alunos do ensino municipal, estadual e particular de ensino, além das universidades com agendamento prévio.

O evento foi organizado para integrar a 22ª Semana Nacional dos Museus. “Além da visita guiada pelo acervo do museu, teremos observação astronômica com telescópio, apresentações da Magia da Quântica e o Desafio Sensorial. Além disso, teremos a exposição 'Simbiose Artística entre Ciência e Arte’, que continua no museu com montagens produzidas pelos alunos do curso de Arte da Unicentro”, relata o coordenador do museu.

Serviço:

Data: 16 de maio, quinta-feira

Horário: 19h - 22h

Local: Museu de Ciências Naturais, Rua João Fortkamp, 940 – Primavera, Guarapuava