Merenda nas escolas estaduais será 100% orgânica até 2030 04/09/2019 - 12:15

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (3) decreto regulamentando a Lei 16.751/10, que institui a alimentação escolar orgânica em todo o sistema estadual de ensino do Paraná. O objetivo é incluir alimentos orgânicos gradualmente na alimentação dos alunos das mais de 2 mil escolas estaduais, até chegar a 100% da merenda em 2030. Parte da produção virá da agricultura familiar.

Atualmente, 8% da alimentação escolar é orgânica e 60% é proveniente da agricultura familiar. Para que o Paraná seja o primeiro estado a ter 100% da merenda orgânica, diversas estratégias serão adotadas pelo Governo do Estado ao longo dos próximos anos.

“A meta é audaciosa, mas o apoio do Estado aos pequenos agricultores que trabalham com a produção agroecológica e orgânica vai ajudar a atingir esse resultado”, afirmou o governador. “De forma progressiva, vamos aumentar a compra da de alimentos sem agrotóxicos, principalmente da agricultura familiar, melhorando a qualidade da merenda de nossos alunos”, disse.

PARANÁ MAIS ORGÂNICO – O Paraná Mais Orgânico é uma política pública desenvolvida pelo Governo do Estado por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), as sete universidades estaduais e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA).

O programa estimula a formação de profissionais qualificados em produção e certificação de orgânicos. As equipes ofertam serviços de assistência técnica e extensão rural para estimular a adoção de inovações tecnológicas baseadas na agricultura orgânica.

Em 2019, o Paraná Mais Orgânico alcançou a marca de 1.127 certificações em propriedades rurais paranaenses com mais de 2.057 visitas e 852 estudos de caso. O investimento do Governo do Estado no programa foi de R$ 13,5 milhões. De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Paraná é o estado brasileiro com o maior número de propriedades rurais certificadas em agricultura orgânica.

O Paraná Mais Orgânico se tornou referência no país pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 10 anos de atividade. O comitê gestor do programa já recebeu a visita de representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo de São Paulo e do Banco do Brasil interessados em conhecer o funcionamento do projeto e suas principais características.

MESTRADO PROFISSIONAL EM AGROECOLOGIA – Outra ação apoiada pela Seti é o Mestrado Profissionalizante em Agroecologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), pioneiro no Estado e o segundo no Brasil.

Voltado para graduados em ciências agrárias, ciências biológicas e áreas afins o mestrado conta com três linhas de pesquisas: Manejo Agroecológico de Solos, Manejos Agroecológico de Pragas e Doenças e Sistema de Produção Agroecológicos. O curso já formou 30 pesquisadores da área de agroecologia e, atualmente, 123 alunos estão cursando.

O objetivo do curso é aliar o conhecimento acadêmico à experiência prática de agricultores para atender a grande demanda do Estado por profissionais especializados na área. A proposta busca também fomentar pesquisas no contexto da produção agroecológica familiar, aumentar o conhecimento sobre a natureza, o funcionamento e os indicadores de qualidade e de sustentabilidade dos agroecossistemas e apoiar e potencializar a Rede Paranaense de Pesquisa em Agroecologia.

O mestrado envolve docentes da UEM, de professores da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade da Califórnia (University of California).

GRUPO DE TRABALHO – O governador também lançou nesta terça-feira o Programa de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar no Paraná (Coopera Paraná), que busca o fortalecimento das micro e pequenas cooperativas agrícolas do Estado, sendo que muitas delas trabalham com o sistema agroecológico.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento criou um grupo de trabalho composto por oito instituições para discutir as melhores estratégias para atingir as metas de 100% de alimentação orgânica nas escolas. Segundo o secretário Norberto Ortigara, o desafio é grande, já que ainda não há produção orgânica, principalmente de alimentos processados, para abastecer toda a rede de ensino.

“Por isso estabelecemos um planejamento com metas até 2030. Temos um desafio enorme de suprir passo a passo, até chegar a 100% ao longo dos anos. Mas é também a oportunidade de ampliação da produção agroecológica e orgânica, que é um apelo que ganha corpo no mundo”, disse.

PRESENÇAS - Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil Guto Silva; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; os presidentes do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley; da Fomento Paraná, Heraldo Neves; do Tecpar, Jorge Callado; e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Roseli Pittner; e os deputados estaduais Hussein Bakri (líder do governo na Assembleia); Nelson Luersen, Evandro Araújo, Professor Lemos, Élio Rush, Luciana Rafagnin, Emerson Bacil, Anibelli Neto, Goura, Marcel Micheletto.