MEC reconhece doutorado em Agronomia 29/06/2009 - 17:50

O programa de Doutorado em Agronomia oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), comemora neste mês o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC).
De acordo com o coordenador, professor Vandeir Francisco Guimarães, a implementação do curso e seu reconhecimento foram conseguidos com o esforço e compromisso dos docentes e discentes. “A criação e o reconhecimento do Doutorado coloca o Centro de Ciências Agrárias, bem como a Unioeste como um todo, em um novo patamar, em relação às instituições de ensino do País, consolidando o compromisso dos docentes e dirigentes com a verticalização dos seus cursos. Para a região Oeste do Paraná, a Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste (PPGA) possibilita a qualificação de profissionais e estudantes da Ciências Agrárias e áreas afins, o que refletirá em maior desenvolvimento regional”.
Vandeir comenta que o curso de Mestrado em Agronomia da Unioeste obteve na última avaliação da Capes, o conceito 4, o que viabilizou a criação e aprovação do curso de Doutorado, que iniciou com onze doutorandos. “Desta forma é muito importante que a coordenação do Programa de Pós-Graduação esteja compromissada em dar continuidade ao processo de consolidação do Mestrado e implementação do Doutorado, tendo como principal meta promover ações que resultem na melhoria das condições do PPGA e, conseqüentemente, num melhor conceito na avaliação para o próximo triênio com obtenção do conceito 5, o que colocaria o programa num patamar de destaque no cenário estadual e nacional”.
Doutorado
O professor conta ainda que o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia, nível Mestrado e Doutorado (Área de Concentração Produção Vegetal), oferecido no campus de Marechal Candido Rondon, vem atuando desde 2001, com o curso de Mestrado e, a partir de 2009, o de Doutorado para profissionais graduados e mestres das áreas de Ciências Agrárias, Biológicas e afins.
O PPGA tem como objetivos formar profissionais qualificados, gerar, transmitir e disseminar conhecimentos na área de Produção Vegetal, mediante o ensino de alto nível e a pesquisa científica avançada, disponibilizando profissionais Mestres e Doutores em Agronomia altamente capacitados, com base em princípios éticos, humanistas e ambientais.
Diante da necessidade de se manter a produtividade das culturas agrícolas, sistematicamente dentro de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, o PPGA propõe diretrizes para contribuir com conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias voltadas aos diferentes processos da atividade de produção vegetal, no sentido de atender as diferentes demandas tecnológicas do setor agrícola, preconizando o aumento de renda dos agricultores familiares, a diversificação de cultivos, desenvolvimento de alternativas para os gargalos tecnológicos e o desenvolvimento regional sustentável ambientalmente.
O PPGA apresenta três linhas de Pesquisa: Manejo de Culturas; Sistemas de Produção Sustentáveis e Fitossanidade e Controle Alternativo. Nestas linhas, atuam 14 professores permanentes, que são orientadores do programa, e seis professores colaboradores. Atualmente o PPGA conta com 68 alunos matriculados.