Lygia Pupatto participa de repasse de verbas para a aquicultura em Londrina 26/02/2010 - 18:02

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participou da solenidade para repasse de verbas na área da aquicultura, nesta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de Londrina, com participação do Ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin.
Na ocasião, foram assinados convênios no valor de R$ 10 milhões e R$ 4 milhões,  para emendas relacionados à pesca no Norte do Paraná. “Esse investimento proporcionará melhoria na renda do trabalhador da pesca, além de capacitá-los para o manejo e criação de peixes em tanques escavados”, ressaltou Gregolin.
Atualmente, o Paraná é responsável por um terço da produção nacional de peixes – são produzidas 21 mil toneladas por ano. Com o investimento, será possível triplicar a produção em um período de dois anos.
Lygia Pupatto destacou a importância de investimentos em áreas até então fora da pauta de governo e ressaltou os resultados do projeto de pesca financiado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em Centenário do Sul. “Acreditamos no avanço da aquicultura no nosso Estado. Em Centenário já vemos grandes avanços, como a utilização de peixe processado na merenda escolar e a reutilização do couro para a confecção de pastas, pulseiras e artesanatos”, explicou.
A Seti desenvolve o maior Programa de Apoio à Pesca e Aquicultura do Brasil. Desde 2003, foram investidos mais de R$ 30 milhões em mais de 30 projetos de pesquisa e extensão, envolvendo cerca de 60 municípios paranaenses. O objetivo é a  recuperação dos estoques pesqueiros das baías e rios do Paraná e a implantação e reestruturação de laboratórios de apoio a pesquisas e formação de recursos humanos altamente qualificados.