Lygia Pupatto participa de inauguração de unidades geradoras de Itaipu 18/05/2007 - 11:29

18/05/2007
A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, estará em Foz do Iguaçu na próxima segunda-feira (21). Acompanhada pelo presidente da Fundação Araucária, José Tarcísio Pires Trindade; o reitor da Universidade Unioeste, Alcebíades Luiz Orlando, e a chefe da Coordenadoria de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCT/SETI), Jackelyne Corrêa Veneza, a secretária vai participar, às 15 horas, da solenidade de inauguração de duas novas unidades geradoras (9A e 18A) da usina de Itaipu.
Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Nicanor Duarte, vão inaugurar a obra, que recebeu um investimento de US$ 184,6 milhões e será entregue durante as comemorações de aniversário de Itaipu. A binacional completou 33 anos nesta quinta-feira (17). Além do governador em exercício, Orlando Pessutti e prefeitos da região Oeste, também foram convidados para a solenidade os presidentes Renan Calheiros, do Senado, e Arlindo Chinaglia, da Câmara Federal, entre outras autoridades.
Espaço de Educação Superior
A elaboração de um projeto para a criação do Espaço Regional de Educação Superior do Mercosul também está na pauta da secretária Lygia Pupatto. Juntamente com o presidente da Fundação Araucária, o reitor da Unioeste e a chefe da CCT/SETI, ela participa de reunião às 8h30 desta segunda-feira (21) na Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI), em Foz do Iguaçu.
Estarão presentes também representantes do Ministério da Educação e Cultura/Conselho Nacional de Educação (MEC/CNE), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com a participação do secretário do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), Santiago Martin Gallo, o grupo se reunirá novamente para tratar do assunto na terça-feira (22), às 8h30.