Lygia Pupatto participa de encontro de cooperação franco-brasileira 30/11/2009 - 12:00

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, embarcou para a França, neste final de semana, para representar o governador Roberto Requião no 3°. Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira, a ser realizado nos dias 3 a 4 de dezembro, na cidade de Lyon.
O evento também contará com a presença de representantes de outros estados brasileiros e órgãos de cooperação franco-brasileira. O objetivo do encontro é estreitar ainda mais as relações com aquele país, neste ano em que é comemorado o Ano da França no Brasil.
No primeiro dia do evento (3), a secretária Lygia Pupatto participa da mesa-redonda sobre o estado atual e as perspectivas da cooperação descentralizada franco-brasileira, presidida pelo presidente de Cidades Unidas França (CUF), Charles Josselin. No período da tarde, Lygia será co-presidente da oficina “O desenvolvimento econômico local como fator de desenvolvimento sustentável”, ao lado do vice-presidente do Ensino Superior da região de Rhône-Alpes, Roger Fougères.
Durante a viagem, a secretária também fará uma apresentação no Instituts National des Sciences Appliquées (INSA). O objetivo é mostrar o Sistema Seti e os programas implementados com a finalidade de empreender o desenvolvimento do Estado do Paraná no âmbito da ciência, da tecnologia e do ensino superior.
Para a secretária Lygia Pupatto, essa aproximação entre os dois países é muito importante. “As cooperações internacionais sempre trazem resultados excelentes. Nós temos muito a ganhar e também daremos a nossa contribuição, como no caso do programa Universidade Sem Fronteiras, que deve ser replicado na região de Rhône-Alpes ”, afirmou.
A Seti já mantém diversas parcerias com a região francesa de Rhône-Alpes. As discussões são voltadas para a extensão universitária, a pesquisa, energia e meio ambiente, mobilidade entre os dois países e relacionamento entre pequenas e médias empresas do Paraná e da região francesa.