Lygia Pupatto libera R$ 4,8 milhões para nova Clínica Odontológica da UEL 30/09/2009 - 12:08

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), assina nesta quinta-feira, dia 1º de outubro, às 10h30, em Londrina, a liberação de recursos para construção da Clínica Odontológica Universitária (COU) e Núcleo Odontológico para Bebês, no Campus Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A solenidade acontecerá no estacionamento do Centro de Ciências Biológicas (CCB/UEL), próximo ao local da obra. Por meio da Seti, o Governo do Estado vai liberar cerca de R$ 4,8 milhões para a obra, prevista para começar em 2010.
A Clínica Odontológica terá aproximadamente 10 mil metros quadrados de área construída e um valor total previsto em cerca de R$ 20 milhões. Essa primeira parcela dos recursos será destinada à alvenaria e cobertura. O projeto das novas instalações da Clínica Odontológica Universitária prevê três ambulatórios de graduação, três ambulatórios de pós-graduação, um Centro de Especialidades Odontológicas, um Centro Especializado em Radiologia, Pronto Socorro Odontológico 24 horas, três salas de aulas, três laboratórios de graduação, dois laboratórios de pós-graduação, Núcleo de Odontologia para Bebês, sala de espera e áreas administrativas.
De acordo com o profgessor Wagner Ursi, diretor da COU, a partir da liberação dos recursos a instituição poderá abrir o processo de licitação. Segundo ele, os recursos que faltam serão pleiteados junto ao Governo Federal e a expectativa é que a obra possa ser concluída em dois anos e meio. “Tudo ligado à Odontologia da Universidade vai estar no mesmo prédio, a partir da conclusão da obra. A população será beneficiada porque terá todo o serviço em um único espaço”, diz. Ele lembra ainda que a transferência da clínica para o campus possibilitará a integração do curso de Odontologia aos demais da Universidade.
Hoje a Clínica Odontológica realiza cerca de 200 mil atendimentos por ano. Segundo o diretor, o novo espaço vai melhorar a qualidade do atendimento e dos serviços. “Nós precisamos de espaços maiores para atender os pacientes, a demanda cresce e assim teremos estrutura para atender mais gente”, afirma. Para o diretor, a obra representa também o reconhecimento do curso, que tem mais de 40 anos.

O projeto das novas instalações da Clínica Odontológica Universitária prevê três ambulatórios de graduação, três ambulatórios de pós-graduação, um Centro de Especialidades Odontológicas, um Centro Especializado em Radiologia, Pronto Socorro Odontológico 24 horas, três salas de aulas, três laboratórios de graduação, dois laboratórios de pós-graduação, Núcleo de Odontologia para Bebês, sala de espera e áreas administrativas. Para o professor José Roberto Pinto, coordenador do projeto da nova Clínica Odontológica, os benefícios da construção da clínica são vários, principalmente, a possibilidade de implementar e implantar o curso de Mestrado em Odontologia.
O professor recorda que o curso de Odontologia foi o terceiro curso superior da cidade de Londrina, e um dos embriões da Universidade Estadual de Londrina. “Esta estrutura é utilizada desde 1961, nós temos um problema estrutural e o curso está distante do resto da universidade”, afirma. A Clínica, localizada no centro da cidade, na rua Pernambuco, está instalada no mesmo prédio há mais de 40 anos. “Temos uma expectativa muito boa, porque o Governo do Estado e a administração da UEL se mostram sensíveis e dispostos a ajudar, para oferecermos um ambiente mais digno para os docentes, funcionários, alunos, e, principalmente para os pacientes”, avalia.
SERVIÇO:
Assunto: Secretária Lygia Pupatto libera R$ 4,8 milhões para nova Clínica Odontológica da UEL
Data: Quinta-feira, 1º de outubro de 2009.
Horário: 10h30
Local: Estacionamento do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (CCB/UEL) – Londrina – PR.