Lygia Pupatto lança novos editais que ampliam as áreas de atuação do Universidade Sem Fronteiras 30/10/2008 - 10:30

A secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, anunciou na última segunda-feira (27), em Guarapuava, o lançamento de quatro novos editais do Programa Universidade Sem Fronteiras. Com um investimento de mais R$ 19,6 milhões, os editais já estão disponíveis no sítio da SETI na internet - xoops.celepar.parana/migracao/seti.
Os editais “Apoio à Produção Agroecológica” e “Diálogos Culturais” são as novidades. Terão nova edição os subprogramas “Apoio às Licenciaturas” e “Apoio à Agricultura Familiar”, esses novos projetos terão duração de 21 meses. Com esse anúncio, o Universidade Sem Fronteiras, iniciará 2009 com 380 projetos em andamento em todo o Estado do Paraná.
Agroecologia
O subprograma “Apoio à Produção Agroecológica Familiar” tem como objetivo, colaborar na implementação das políticas públicas de desenvolvimento sustentável que enfatizam a inclusão social das populações rurais mais pobres, por meio da produção agroecológica de alimentos e bens de consumo, sempre em sintonia com as características e demandas regionais. Esse novo subprograma financiará 50 projetos.
Cultura
O subprograma “Diálogos Culturais” fomentará projetos de extensão orientados para atividades que reconheçam e trabalhem a diversidade das expressões artísticas articuladas aos demais campos do conhecimento junto a grupos ou comunidades excluídas socialmente. Serão financiados 40 projetos.
Educação
Além dos projetos em andamento que foram renovados recentemente por mais 12 meses, o subprograma “Apoio às Licenciaturas” financiará 30 novos projetos.
Agricultura Familiar
O subprograma “Apoio à Agricultura Familiar” financiará 45 novos projetos, investindo em ações que visam melhorias tecnológicas nos processos produtivos da agricultura familiar paranaense.
O mês de outubro de 2008 marca um ano de atividades do Programa Universidade Sem Fronteiras. Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o Universidade Sem Fronteiras é hoje, em investimento financeiro e capital humano a maior ação de extensão universitária em curso no Brasil.