Lygia Pupatto inaugura obras e entrega equipamentos em Cascavel 18/11/2007 - 17:10

A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, inaugura nesta quinta-feira, 22, às 16h00, em Cascavel, obras de ampliação do Pronto Socorro do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP); novas instalações e equipamentos do curso de Odontologia e o laboratório de Desenvolvimento de Protótipos dos cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). O total dos investimentos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) nessas obras e equipamentos é de R$ 1.380.000,00.
Além do reitor da Unioeste, Alcibíades Luiz Orlando; da vice-reitora Onildes Maria Taschetto e do diretor-geral do HUOP, Alberto Rodrigues Pompeu, o evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), da Fundação Araucária e do Fundo Paraná.
Após as inaugurações, às 17h30, a secretária fará o lançamento regional do Programa Universidade Sem Fronteiras na Unioeste. Esse evento deverá contar com a participação de professores, orientadores, alunos bolsistas e recém-formados bolsistas, prefeitos dos municípios envolvidos, diretores de escolas, presidentes de associações de pequenos agricultores e representantes de movimentos sociais organizados.
“As três obras representam uma etapa do firme propósito do Governo Requião em seguir adiante no projeto de consolidação das Universidades paranaenses. Estes novos espaços dedicados ao ensino, pesquisa e atendimento ao público, que somam juntos mais de R$ 3,4 milhões, terão na seqüência, mais investimentos porque, nos dois próximos anos, o governo do Estado estará garantindo em orçamento da SETI, mais de 6,4 milhões de reais para a nossa Universidade. Portanto, recursos existem, basta que façamos nossa parte com respeito à coisa pública,” afirma o reitor da Unioeste, professor Alcibiades Luiz Orlando.
Novas instalações do HUOP
A Ouvidoria, do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia e do Serviço Social vão ocupar as novas instalações, em um prédio construído em frente ao Pronto Socorro do HUOP. Com 520 m², o prédio foi construído com recursos de R$ 356,9 mil do Governo do Estado, repassados por meio de convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Seti), Fundação Araucária e Unioeste. O prédio também abrigará o Banco de Ossos e Tecidos. O Núcleo Hospitalar de Epidemiologia, anteriormente vinculado à Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), agora será um serviço autônomo, atendendo os critérios do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Vigilância Sanitária.
Por meio de convênio no valor de R$ 750 mil, foi realizada a ampliação do espaço físico e aquisição de equipamentos do curso de Odontologia da Unioeste. Para a obra e equipamentos o Fundo Paraná repassou R$ 568,9 mil. Com 800 m² de área construída, as instalações vão abrigar laboratórios, salas de aula, sala de informática, Clínica Odontológica e espaços administrativos.
Os cursos de pós-graduação de Engenharia Agrícola e graduação em Engenharia Civil vão contar a partir de agora com um Laboratório de Desenvolvimento de Protótipos. Os investimentos de R$ 200 mil da SETI, repassados por meio do Fundo Paraná, permitiram também a aquisição e instalação de ponte rolante. A obra também recebeu recursos do Finep no valor de R$ 310 mil e R$11,4 mil da Unioeste.
Ampliação de 35%
O diretor-geral do HUOP, Alberto Rodrigues Pompeu, explica que no período 2004 a 2007 o Hospital teve um aumento de 35% em sua área física, que passou de 15 mil metros quadrados, em 2004, para uma previsão de 20.180 metros quadrados ao final deste ano. “É um salto de qualidade tanto em infra-estrutura como na qualidade do atendimento”.
No total, foram oito obras, totalizando investimentos superiores a R$ 2,6 milhões, provenientes do Tesouro do Estado, do Fundo Nacional de Saúde (FNS) e do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o diretor-clínico do HUOP, Vilson Dalmina, o hospital já esta credenciado junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar transplante de ossos e tecidos.