Lygia Pupatto inaugura Centro Mesorregional de Tecnologia em Londrina 05/02/2010 - 17:44

A Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, inaugurou nesta sexta-feira (5), o Centro Mesorregional de Difusão de Ciência e Tecnologia do Norte do Paraná. O projeto é desenvolvido em parceria com a Fundação de Ensino Técnico de Londrina  (FUNTEL) e as prefeituras municipais de Cambé, Ibiporã e Tamarana. O objetivo do Centro é oferecer cursos de informática que priorizem a inclusão digital de jovens e adultos.
De acordo com Lygia, o projeto faz parte de uma política pública de formação de redes para compartilhar o conhecimento produzido nas Instituições de Ensino Superior. “Os centros são implementados de forma temática, sendo desenvolvidos de acordo com a necessidade dos municípios e demais parceiros, criando uma estrutura para cada especificidade”, explica.
Para a execução do projeto, foram investidos R$ 800 mil, disponibilizados pela Seti e Fundação Araucária para a compra de equipamentos, restruturação do edifício e contratação de bolsistas. Serão ofertados cursos gratuitos de orientação para a utilização de Windows, Internet, Word, Excel e Power Point, visando a recolocação dos alunos no mercado de trabalho.
O prefeito de Cambé, João Pavinatto, ressaltou a dificuldade de integração do trabalhador às novas tecnologias e da necessidade de cursos técnicos focados na inclusão digital. “É muito gratificante ver que esse projeto vem de uma política de Estado, que foca o cidadão, a inclusão digital e é uma forma de democracia”, disse.
Para a vice- prefeita de Ibiporã, Sandra Moya, projetos como esse vem ao encontro das necessidades do município. “É uma parceria muito importante, que irá beneficiar toda a sociedade”, comentou.