Lübke participa de evento sobre tecnologias na indústria de alimentos 04/10/2010 - 16:00

Representando o governador Orlando Pessuti, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, participou da solenidade de abertura do 4°. Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF), na noite desta terça-feira (6), no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Paraná (Cietep).

Paralelamente ao Congresso, também está acontecendo o X Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos e a Feira de Inovação da Indústria Agroalimentar 2010. Os eventos buscam apresentar e apoiar soluções inovadoras às empresas e à sociedade, através da geração de novos processos e produtos destinados à indústria de de alimentos, contribuindo, assim, para a geração de emprego, renda e riquezas ao país.

“Nós, no Paraná, estamos fazendo a nossa parte, enviamos a Lei de Inovação à Assembleia Legislativa”, disse o secretário Nildo Lübke, ao lembrar o esforço do Governo do Estado de ampliar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Segundo o secretário, com a Lei de Inovação está sendo criado um fundo social para investimento nessa área.

Após saudar o secretário Lübke e o governador Orlando Pessuti, o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, disse que a questão de como fazer com que haja uma aproximação de todo o conhecimento produzido na academia tem sido uma preocupação da UFPR, que tem 98 anos, e de todas as instituições federais, estaduais e privadas no Paraná. “Agora vemos essa aproximação da academia com a sociedade”, afirmou.

Segundo o reitor da UFPR, hoje a produção de alimentos é um dos temas mais importantes para qualquer debate social e acadêmico e observa que cada vez mais são derrubados os muros e as universidades estão abertas a questões sociais, visando eliminar o desequilíbrio social e a melhor distribuição de riqueza. Zeki Akel Sobrinho lembrou da importância da ligação entre a universidade e os órgãos governamentais ao tratar das parcerias mantidas entre a UFPR, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Fundação Araucária.

De acordo com o presidente do Fórum ICBF Brasil, professor Carlos Ricardo Soccol, o objetivo principal dos eventos é estimular a indústria e o meio acadêmico a transferência de tecnologia entre a escola e o setor privado. Segundo ele, o Brasil tem a possibilidade de se tornar celeiro do mundo desde que haja condições propícias de investimentos em pesquisa e inovação no setor agroalimentar.

A presidente da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos - Regional Paraná, professora Sonia Cachoeira Stertz, os eventos contribuem para que se cumpra o papel da universidade, que é produzir e disseminar conhecimentos.

Também participaram da solenidade o diretor do Senai-PR, João Barreto Lopes, que na oportunidade representou o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), Rodrigo Rocha Loures; o coordenador internacional do Fórum ICBF/ Índia, Ashok Pandey, dentre outras autoridades nacionais e internacionais.