Lübke e reitor da UFPR discutem Seminário Internacional OCDE 25/06/2010 - 18:00

O secretário de Estado Nildo Lübke, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, reuniu-se nesta sexta-feira (25) com o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, para discutir a participação da Seti em um seminário internacional da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que será realizado em outubro pela UFPR.

O seminário é a terceira etapa do projeto Review of Higher Education Institutions in Regional Development (Revisão das Instituições de Ensino Superior no Desenvolvimento Regional – em tradução livre), coordenado pela OCDE em parceria com a UFPR. No projeto, que foi desenvolvido simultaneamente no Paraná e em outras 14 regiões de onze países, foi realizada uma pesquisa e avaliação do impacto socioeconômico das instituições públicas de ensino superior do Paraná e como elas podem cooperar com os atores regionais para propiciar o desenvolvimento do Estado.

No seminário internacional, pretende-se divulgar e discutir os processos concretos de interação entre universidades e seus usuários. “O objetivo é maximizar a contribuição das universidades para o desenvolvimento científico e tecnológico. Este desenvolvimento está baseado na aplicação dos conhecimentos e na inovação”, explicou o reitor da UFPR.

A Seti deve ser umas das apoiadoras do projeto. “As universidades são o motor para o desenvolvimento social e econômico das regiões onde estão inseridas e a Secretaria tem muito interesse em apoiar este projeto”, finalizou o secretario Nildo Lübke.