Lübke concede entrevista coletiva em Ponta Grossa 30/08/2010 - 11:07

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, concedeu entrevista coletiva em Ponta Grossa, na última sexta-feira (27). Na oportunidade, Lübke falou sobre os investimentos recebidos pela Instituição nos últimos anos. Em 2010, cerca de R$ 138 milhões estão previstos para a UEPG, o que representa um crescimento de 134% em comparação aos valores repassados em 2002 (cerca de R$ 50 milhões).
“O investimento em ciência e tecnologia só pode redundar em benefício para a sociedade. Os jovens de famílias menos abastadas, mas também os jovens de famílias que ocupam um espaço social mais adequado, têm oportunidade de estudar nas universidades do Paraná, que são instituições públicas e de qualidade. Na região dos Campos Gerais, o orçamento da UEPG só é superado pelo da prefeitura de Ponta Grossa, que conta com mais de 300 mil habitantes”, ressaltou Lübke.
A UEPG conta atualmente com mais de sete mil alunos, divididos entre os 38 cursos presencias e os dez à distância, num total de 843 professores. Só na última semana foi autorizada a contratação temporária de mais 27 docentes em regime de 40 horas, através do processo seletivo simplificado (PSS), no valor total de R$ 78.400,00 mensais.
A estrutura física da universidade passou de 62 mil metros quadrados para 105 mil metros quadrados de área construída, um aumento de 58%. Entre as principais obras estão a ampliação do pavilhão de esportes, ampliação do laboratório de mecânica, reforma da clínica odontológica, do centro médico, psicológico e social, piscina térmica, sanitários, construção da nova biblioteca, prédio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), entre outras. A maioria das construções, obras de ampliação e reforma, está sendo executada no campus Uvaranas.
Além disso, R$ 418 mil foram investidos no curso de Medicina para a aquisição de novos equipamentos e acervo bibliográfico, que servirão de suporte às atividades teóricas e práticas das aulas. A estrutura do curso foi otimizada neste ano, com a inauguração do Hospital Regional de Ponta Grossa, que recebeu um investimento de R$ 35 milhões do governo estadual. Esta nova obra representa, além de melhorias no curso de Medicina, uma nova oportunidade para que a UEPG preste seus serviços à comunidade local.
O Governo do Estado também investe em ações de extensão, através do programa Universidade Sem Fronteiras. Ao todo, são 45 projetos desenvolvidos com o objetivo de transferir tecnologias e gerar emprego e renda à população da região dos Campos Gerais. Os investimentos somam R$ 4,4 milhões.
Composto por seis Universidades, sete Faculdades estaduais – estas passarão a integrar a nova Universidade Estadual do Paraná (UEP), em fase de implementação - e três hospitais universitários em funcionamento, o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná conta com sete mil professores, cerca de 8,5 mil agentes universitários e cerca de 90 mil alunos. De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, os investimentos no Ensino Superior paranaense, nos últimos sete anos, ultrapassam R$ 6 bilhões.