Londrina recebe investimentos do governo do Estado 22/01/2010 - 11:30

O governador Roberto Requião e a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, assinaram, nesta quinta-feira (21), quatro convênios que beneficiam o município de Londrina. A assinatura aconteceu na prefeitura municipal e contou com a participação do prefeito Barbosa Neto.
Além da Biblioteca Pública Municipal e do Museu de Arte de Londrina, foram contemplados dois projetos do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras - “Projeto de Inclusão Social em Assistência Técnica e Extensão Rural” e “A Abordagem da Transição Agroecológica em Londrina”.
Segundo a secretária Lygia, esses investimentos contribuirão de maneira providencial à comunidade rural, fornecendo suporte para que agricultores possam produzir produtos sem agrotóxicos. “Esses dois projetos vem ao encontro do nosso objetivo de compartilhar o conhecimento e a tecnologia advindos das Universidades. O projeto de inclusão digital irá capacitar 1.200 agricultores, que terão acesso à previsão do tempo, poderão avaliar o preço de seus negócios pela internet, favorecendo àqueles que realmente necessitam da ação do Estado”, explicou.
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina receberá o investimento de R$350 mil para a execução do projeto “Informatização e Readequação do Mobiliário das Bibliotecas Pública, Infantil e Bibliotecas Ramais de Londrina”, que prevê a reforma e a adequação do espaço e aquisição de novo acervo, tornando o maior do Estado do Paraná.
O Museu de Arte de Londrina receberá R$50 mil para a elaboração de um projeto de restauro e preservação do prédio projetado pelo arquiteto Vila Novas Artigas. De acordo com o secretário de Cultura de Londrina, Leonardo Ramos, esse foi o primeiro investimento substancial na Biblioteca no período de 20 anos. “Essa verba que hoje nós recebemos inaugura um processo de transformação da infraestrutura da nossa Biblioteca. Com o projeto museológico em mãos, teremos suporte para a capitação de recursos para a reforma integral do prédio do Museu”, ressaltou.