Lacen vai analisar amostras para homologar exames na UEL 04/05/2020 - 10:53

O Laboratório Central do Estado (Lacen) vai homologar os exames RT-PCR para identificação viral da Covid-19 processados pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). O anúncio foi feito neste sábado (2) durante webconferência entre a Secretaria de Estado da Saúde, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Prefeitura de Londrina e a instituição de ensino, viabilizando em breve a maior quantidade de pessoas testadas e ampliando assim a capacidade de identificação e circulação do vírus.

Na opinião do superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, a experiência com as universidades tem sido diferenciada, citando o lançamento de edital para bolsitas, juntamente com a Fundação Araucária e a Sesa, para auxiliar na estratégia de combate à Covid-19.

“O Estado tem a sua política de saúde muito bem conduzida e assertiva pela Secretaria. A UEL é um grande braço de atuação no apoio de combate à pandemia. Bolsistas estão atuando em programa de extensão, temos ações voltadas para a telemedicina. Reconhecemos o papel das universidades e a gratidão da UEL por coordenar estas iniciativas e parabenizar pela possibilidade de certificação do padrão ouro dos exames”, avaliou Bona.

Recentemente, a Secretaria de Saúde abriu o credenciamento de laboratórios públicos e privados para auxiliar na ampliação do processamento dos exames. A primeira fase é documental e a segunda será de análise de amostras que atendam o padrão de qualidade para sua validação, seguindo critérios técnicos e científicos, do modelo ouro de teste.

“É uma satisfação para o Lacen trabalhar com a equipe da UEL. São parceiros importantes e competentes para a estruturação da rede estadual de laboratórios. Recebi o processo de habilitação e nos próximos dias será um grande passo emitiremos o laudo de homologação”, afirmou a diretora-técnica do Lacen, Irina Nastassja Riedige.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que também esteve acompanhado da diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, destacou que o esforço integrado do Estado envolvendo diferentes áreas num momento de grandes desafios com a pandemia permite resultados importantes com a científica.

TESTES - Os testes serão realizados no Setor de Diagnóstico Molecular do Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Universitário da UEL, que realiza há mais de 15 anos exames de carga viral de AIDS,  Hepatites e citomegalovírus da Rede DST AIDS do Ministério da Saúde. O professor José Wander Breganó, chefe da Divisão de Análises Clínicas do HU/UEL, destacou que os professores do departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Centro de Ciências da Saúde (CCS) serão os responsáveis pela implantação e supervisão dos exames, que vão permitir maior agilidade na identificação dos casos, com resultados entregues em no máximo 48 horas.

O Laboratório trabalhará com capacidade inicial de até 200 testes/dia, e deverá se somar ao trabalho realizado atualmente pelo Lacen, em Curitiba, que realiza até 600 testes/dia e atende toda a rede pública do Paraná. Ele agradeceu à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que contribuiu para aprimorar a estrutura do Laboratório disponibilizando mais um equipamento de amplificação de detecção.

O reitor da UEL salientou que a realização dos testes no HU será possível a partir de um convênio formalizado com a Prefeitura de Londrina, que adquiriu e disponibilizou 4 mil kits de exames. Segundo ele, a partir desta ação será possível mapear o volume de pessoas infectadas em Londrina e região. Para que o Laboratório possa dar conta de um volume de até 200 exames da Covid-19 por dia, foram contratadas duas bioquímicas para reforçar a equipe do Setor de Diagnóstico Molecular, uma vez que a unidade deverá manter a rotina dos exames de carga viral para HIV, Hepatite e citomegalovírus.

APOIO – Recentemente, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário Beto Preto estiveram no Hospital Universitário de Londrina para liberação de recursos para implantação de 214 novos leitos de UTI e enfermaria, totalizando R$ 24 milhões para a estrutura específica de atendimento de pacientes com coronavírus.

“São investimentos importantes na ala Covid-19 em Londrina, e que vai atender toda a região. A academia é fundamental e com prestação de assistência em saúde de alto rendimento, é melhor ainda. A homologação será um grande avanço neste momento pelo qual estamos passando”, disse Beto Preto.

“É o momento em que a UEL está se encontrando com o seu motivo de existência, de como resolver problemas para a sociedade. Estamos aptos e a UEL se coloca para dizer que é capaz de realizar estes testes. Quero destacar também a sensibilidade do Estado e do município de Londrina nas ações que hoje estamos implantando em parceria”.