Laboratório da Unicentro auxilia no diagnóstico de doença equina 15/07/2015 - 10:30

Criadores de cavalos devem estar atentos para que seus animais estejam sempre saudáveis. Uma doença bastante comum neste meio é a anemia infecciosa. Através do sangue, o vírus é facilmente transmitido a outros cavalos e, como a doença não apresenta sintomas claros, o controle da tropa precisa ser feito periodicamente. A exigência do Ministério da Agricultura é de que o exame seja realizado a cada dois meses.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) mantém um laboratório que realiza exames em animais da região de Guarapuava desde 2004. Um dos objetivos é detectar a doença, o que é feito por meio da análise do sangue dos animais. A coleta é feita por médicos veterinários e mensalmente são realizados de 150 a 200 exames no Laboratório de Anemia Equina do Departamento de Medicina Veterinária da universidade.

Segundo a coordenadora do laboratório, Karen Lemos é importante o proprietário ficar atento a alguns sintomas. “Um animal com anemia infecciosa é um animal com emagrecimento, quadro febril e dificilmente apresenta tudo isso de uma forma clara para o proprietário. Em geral os sintomas acontecem quando o animal tem um pico febril, uma viremia, depois ele estabelece uma imunidade contra esse vírus e aparentemente fica bem. É aí que a doença se torna crônica”, ressaltou a professora.

Como ainda não existe nenhuma vacina que possa prevenir a anemia equina e nem tratamento eficaz que possa curar a doença, quando ela se torna crônica é onde o animal passa a ser um portador do vírus. Uma vez diagnosticado, a única alternativa é sacrificá-lo e interditar a propriedade. “Quando o resultado do diagnóstico é positivo, o laboratório deve comunicar ao Ministério da Agricultura, que é o responsável por tomar as providências quanto ao controle sanitário”, comenta Karen.

O custo da análise é de R$ 20 por amostra. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Para mais informações o telefone é (42) 3629-8255.