Japão disponibiliza bolsas de estudos para estudantes paranaenses 19/05/2010 - 14:10

O Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Governo do Japão (Mext), através do Consulado Geral do Japão em Curitiba, disponibiliza o programa Bolsa de Estudos, direcionado a estudantes do estado do Paraná, para o ano de 2011. A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) apoia a iniciativa.
Estão sendo ofertadas quatro modalidades de bolsa: Pesquisa (nível pós-graduação), Graduação, Curso Profissionalizante e Escola Técnica Superior. As bolsas proporcionam aos alunos passagens de ida e volta ao Japão, isenção das taxas escolares e bolsas mensais no valor de até 155.000 ienes (aproximadamente 1.595 dólares) na modalidade Pesquisa, e de 125.000 ienes (aproximadamente 1.286 dólares) para as demais. As bolsas destinadas à pesquisa possuem duração de um ano e meio a dois anos. Para os demais modelos, a duração varia de três a cinco anos.
Como pré-requisitos, os candidatos devem possuir nacionalidade brasileira (exceto os que possuem dupla nacionalidade – brasileira e japonesa), além do conhecimento da língua japonesa e/ou inglesa. A bolsa de Pesquisa é destinada a estudantes que possuam o Ensino Superior completo ou estejam aptos a concluírem. Já as bolsas de Graduação, Curso Profissionalizante e Curso Técnico Superior, exigem formação no Ensino Médio ou conclusão eminente.
As inscrições para a modalidade Pesquisa terminam no próximo dia 28. Já para as demais modalidades, as inscrições podem ser feitas de 1º a 25 de junho. O regulamento e formulários de inscrição estão disponíveis no Consulado Geral do Japão em Curitiba, localizado na rua Marechal Deodoro, 630, 18º andar, sala 1840; ou podem ser solicitados pelo e-mail cgjcwb@terra.com.br.

Serviço:
Consulado do Japão em Curitiba disponibiliza Bolsas de Estudos para estudantes.
Endereço: R. Marechal Deodoro, 630. 18º andar, sala 1840.
E-mail: cgj@terra.com.br