Inverno 2009 registrou muita chuva e temperaturas baixas 22/09/2009 - 17:50

O inverno de 2009 foi marcado principalmente pelo grande volume de chuvas, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (22) pelo Instituto Tecnológico Simepar. Segundo os meteorologistas do Setor de Monitoramento e Previsão do Tempo e Clima do Simepar, os altos valores de precipitações registrados no Sul do Brasil, e em especial no Paraná, ficaram acima da média histórica nos meses de inverno. Quanto às temperaturas, as massas de ar frio atuaram com mais intensidade a partir do começo de junho, com sequências de evento de geadas em vários municípios paranaenses.
Em relação aos valores de precipitação pluviométrica, o mês de julho foi o mais chuvoso em 2009 e dos últimos anos, principalmente do Centro ao Leste do Estado. Nesta área, o total mensal foi superior ao da média mensal em até quatro vezes, como foi o caso do município de Cerro Azul, onde o normal para o município nesse período é de 77 mm e o total acumulado foi de 367 mm.
As chuvas mais significativas do inverno ocorreram nos dias 09, 10 e 11 de julho, devido a uma frente fria. Já em agosto, os dias 17,18 e 19 apresentaram os maiores volumes. Apesar de julho ter sido mais chuvoso, setembro, em especial a primeira quinzena, apresentou maiores eventos severos que atingiram várias cidades da região sul do Brasil.
TEMPERATURAS
As menores temperaturas (mínimas) começaram a ser registradas no início do mês de junho, quando as massas de ar frio ingressaram mais para o interior do continente e assim uma sequência de eventos seguidos de geada. Já as maiores temperaturas (máximas) também sofreram forte elevação, caracterizando o famoso “veranico”, sendo assim os valores absolutos  estiveram acima de 30°C em várias localidade do Estado.
Essas altas temperaturas associadas à baixa umidade do ar colaboraram para alguns eventos de queimadas no Paraná, em especial no Parque Vila Velha, onde houve um incêndio florestal a partir do dia 31de agosto e que cobriu uma área de 50 hectares do parque.