Interiorização amplia deabte sobre ciência, tecnologia e ensino superior 31/05/2010 - 09:11

O Programa de Interiorização do Governo do Paraná, realizado nesta quinta-feira (27), em Guarapuava, possibilitou que diversas questões relacionadas à Ciência, Tecnologia e Ensino Superior fossem discutidas diretamente com o secretário Nildo Lübke.

Também integraram a equipe o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Carlos Alberto Piacenti; o chefe de gabinete da Seti, Miguel Juarez Rauen Pastuch; a coordenadora de Ensino Superior da Seti, Sônia Maria Sperandio Lopes Adum; e a assessora de Relações Internacionais da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza, receberam lideranças da região.

De acordo com Lübke, o evento foi uma ótima oportunidade para que lideranças da região tivessem acesso aos programas do Estado. “O ponto mais importante do Programa de Interiorização do Governo é a aproximação com a população. O cidadão, ou o interlocutor, vem à estrutura do governo apresentar o tema e, aqui, o secretário de Estado, ou pessoa responsável, já dá o encaminhamento que for necessário e suficiente”, ressaltou.

Para a secretária municipal de educação de Pitanga, Mirna Auly Grande, o encontro facilitou o acesso ao poder estadual. “Achei o Programa de Interiorização do Governo muito importante, já que conseguimos ter um contato direto com os secretários e funcionários que precisamos conversar”.

A secretária municipal esteve em Guarapuava com o objetivo de tratar questões relacionadas à criação do novo campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Pitanga. “Estamos muito felizes com a criação do campus em Pitanga, pois o município poderá concentrar seus esforços na educação básica e fundamental”, salientou.

O estudante do segundo ano e diretor do centro acadêmico de Psicologia, no campus de Irati da Unicentro, Mateus Guedes, também esteve em Guarapuava. “Todo o evento foi muito produtivo. As pessoas puderam tomar conhecimento das ações que o governo está implementando na região. Se eventos como esse fossem realizados periodicamente, a política seria muito mais transparente”, ressaltou. Mateus encontrou o secretário Nildo com o objetivo de solicitar ambulatório médico ou posto de saúde nas proximidades do campus.

Durante a descentralização do governo do Estado realizada em Guarapuava o secretário Nildo José Lübke recebeu representantes dos municípios de Irati, Pato Branco, Pitanga, de Ponta Grossa, além pessoas ligadas às Instituições de Ensino Superior (IEES) da região.