Instituto Mercosul faz reunião de trabalho em Foz 28/06/2007 - 17:10

28/06/2007
A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, participa nesta sexta-feira, 29, em Foz do Iguaçu, de uma reunião de trabalho do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (Imea). Criada em maio deste ano, em Foz do Iguaçu, a instituição visa promover a educação superior nos países membros.
Além da secretária, participam da reunião o coordenador do projeto, Hélgio Trindade; o secretário do Codesul, Santiago Martin Gallo, e a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackeline Correa Veneza. O objetivo será avaliar os próximos passos que serão dados para o funcionamento dos cursos de pós-graduação interinstitucional (mestrado, doutorado e pós-doutorado) previstos para iniciar no primeiro semestre de 2008.
A partir da última segunda-feira, 25, o grupo visitou as instituições de ensino superior públicas do Paraná para definir parcerias entre elas, nas áreas das Ciências e Humanidades, com foco nas questões estratégicas para a região e a integração latino-americana. O roteiro foi iniciado em Curitiba, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, na seqüência, as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), Guarapuava (Unicentro), Londrina (UEL), Maringá (UEM) e de Cascavel (Unioeste).
Vinculado ao Ministério da Educação e sediado em Itaipu, o Imea promoverá o intercâmbio com instituições nacionais, internacionais e, especialmente, latino-americanas, com prioridade para as atividades de pesquisa avançada e de pós-graduação. Para isso, deverá estabelecer acordos de cooperação com universidades brasileiras e dos países vizinhos, contribuindo para a mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes.