Instituições de ensino podem se cadastrar para oferecer descontos a servidores paranaenses 09/02/2023 - 15:00
Com o objetivo de oferecer capacitação continuada e especialização para seus servidores, o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência, abriu o credenciamento de instituições de ensino particulares que queiram oferecer descontos a esses profissionais e seus dependentes legais.
De acordo com o edital, poderão se cadastrar apenas instituições sediadas no Paraná e que ofereçam desde a Educação Infantil até pós-graduação, incluindo programas de Mestrado e Doutorado.
Para garantir transparência e idoneidade, foi criada uma Comissão Técnica de Credenciamento, a partir da Resolução 225/23 da SEAP, que fará toda a análise dos documentos. A instituição estando apta tudo é publicado no site da Escola de Gestão e no Diário Oficial do Estado.
Para se credenciar a instituição deve seguir o passo a passo disponível no site da Escola de Gestão.
“A iniciativa de oferecer parcerias que geram descontos em mensalidades é uma prática comum de muitas empresas, como forma de benefício aos colaboradores. Esse credenciamento das instituições de ensino que poderão beneficiar os servidores do Paraná reforça o comprometimento do Estado com o desenvolvimento contínuo do seu quadro”, disse o secretário da Administração, Elisando Pires Frigo.
PÓS NAS ESTADUAIS – Outra possibilidade para a capacitação continuada dos servidores do Estado está na oferta de vagas em cursos de pós-graduação nas universidades estaduais do Paraná. Entre 2019 e 2022, 984 servidores paranaenses tornaram-se alunos de pós-graduação, a partir de uma iniciativa da Escola de Gestão do Paraná, Departamento da Secretaria da Administração, e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Foram disponibilizados, entre 2021 e 2022, os cursos de Gestão Cultural; Gestão em Turismo; Gestão de Ambientes Promotores de Inovação; Inovação, Transformação Digital e E-Gov; Economia Rural; Projetos e Obras Públicas; Gestão Pública; e Engenharia e Gestão Ambiental. Os cursos são viabilizados pelo programa de Residência Técnica (Restec) da Seti.
De acordo com a diretora da Escola de Gestão, Aline Albano Justus, a oferta de vagas e novos cursos é analisada conforme a demanda dos órgãos do governo. “Como são cursos exclusivos para os servidores e bem direcionados para a gestão pública, buscamos escutar as necessidades de todos os envolvidos. Isso assegura que os cursos sejam muito aproveitados e gerem reflexo na atuação dos servidores, já que os projetos apresentados ao final do curso precisam estar ligado à gestão pública”, explica.
As especializações têm dois anos de duração e podem se inscrever servidores públicos estatutários ou em cargos em comissão. Tudo pode ser acompanhado pelo site da Escola de Gestão.
A assessora da Celepar, Patricia Matuchewski, é uma das alunas da pós em Inovação e Transformação Digital. “As coisas mudam muito rápido quando você trabalha na área da Tecnologia, por isso eu achei a possibilidade de fazer essa pós sensacional. O curso é focado na gestão pública, com o que vivenciamos no dia a dia do trabalho. Além disso, a troca de experiência com os outros servidores é muito rica, já que compartilhamos os mesmos desafios”, diz.
O servidor Braulio Cesco Fleury, procurador do Estado e diretor de Normas e Regulamentação da Agepar, foi aluno do Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio das vagas disponibilizadas aos servidores.
Ele destaca que a oportunidade traz impactos positivos para toda a Administração Pública. “A proposta de um mestrado profissional, no qual, ao final, você apresenta um produto destinado à sua própria instituição é algo que traz benefícios ao servidor e, também, ao próprio desenvolvimento do serviço público estadual, já que se trata de um estudo com aplicabilidade prática imediata”, diz.