Instituições de ensino e pesquisa assinam convênio para estudar os aqüíferos do PR 04/07/2007 - 17:30

04/07/2007
A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), por meio da Fundação Araucária, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR) firmaram convênio para a criação de uma Rede de Pesquisa Regional das Universidades e Centros de Pesquisas com o objetivo desenvolver conhecimentos técnicos e científicos para a proteção e uso sustentável das águas do Sistema Integrado Aqüíferos Guarani e Serra Geral.
Serão investidos R$ 1,3 milhão no projeto denominado “Zoneamento Hidrogeológico e Aptidões das Águas do dos Sistemas Aqüíferos Guarani e Serra Geral no Estado do Paraná”, sendo R$ 650 mil com recursos da SETI por meio da Fundação Araucária e R$ 650 mil pelo CNPq.
O aqüífero Guarani é um dos maiores mananciais de água subterrânea do mundo, abrangendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com a implantação da rede paranaense, toda a complexidade dos aspectos hidroquímicos e ambientais será estudada para que se tenha um aproveitamento racional das águas do sistema aqüíferos Guarani e Serra Geral.
A proposta do projeto busca abranger ações de pesquisas hidrogeológicas a serem desenvolvidas pela UEM e UFPR. A UEM irá pesquisar e estudar a hidrogeologia do Aqüífero Serra Geral como unidade de conectividade com o Aqüífero Guarani no Paraná e investigar a correlação entre a ocorrências de possíveis anomalias hidroquímicas. A UFPR vai elaborar o zoneamento hidrogeológico que permita visualizar as áreas mais propícias à captação de águas subterrâneas e indicar suas aptidões para usos que propiciem o desenvolvimento sócio-econômico da região.
Os resultados obtidos facilitarão decisões por parte de órgãos como a Suderhsa (gestor dos recursos hídricos do Paraná), fornecendo subsídios à Sanepar para a exploração de águas subterrâneas de forma sustentada, e informações à Seti, à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e à Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).
A rede estadual paranaense deverá atuar em conjunto com projetos similares desenvolvidos nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para a preservação das águas dos aqüíferos nos três estados do Sul do Brasil.