Instituições Estaduais de Ensino Superior terão intérpretes de libras 02/06/2010 - 10:20

As Instituições Estaduais de Ensino Superior do Paraná (IEES) passarão a incorporar tradutores especializados na linguagem visual utilizada pelos portadores de deficiência auditiva em seus quadros de funcionários. A Lei 16.514, de autoria do Governo do Paraná, foi aprovada pela Assembleia Legislativa na última semana e sancionada pelo governador Orlando Pessuti.
“O governo do Estado está preocupado com as diferentes formas de inclusão social e, ao mesmo tempo, com as soluções necessárias para atender as demandas da sociedade”, disse o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo Lübke. “Essa medida faz parte da política do Paraná de inclusão. Com o cargo de tradutor de libras nas IEES, as aulas ministradas pelos professores devem ser traduzidas na linguagem dos sinais simultaneamente para os alunos”, complementa Lübke.
A contratação destes novos profissionais será de acordo com a demanda de cada instituição, pois o número de alunos que necessita deste serviço é variável. A coordenadora de Ensino Superior da Seti, professora Sônia Maria Esperandio Lopes Adum, vê a implementação da nova lei com otimismo, apontando a mudança como fator de otimização no sistema de ensino. “Além de encorajar novos alunos portadores de deficiência a iniciar uma graduação, a iniciativa enriquece a formação dos professores”, afirmou a coordenadora.
Os cursos de graduação receberão alterações em suas grades curriculares para atender à nova lei. Cursos de licenciatura passam a ofertar matérias específicas para a formação de professores com o domínio da técnica de libras, o que possibilita a introdução de especialistas nessa linguagem também no ensino médio.