Inscrições para o Vestibular Indígena terminam na sexta-feira (30) 27/08/2019 - 16:55
As inscrições para o XIX Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná encerram nesta sexta-feira (30), às 17h. Neste ano, o vestibular acontece de forma descentralizada nas cidades de Manoel Ribas, Nova Laranjeiras, Mangueirinha, Chopinzinho, Londrina e Curitiba. As inscrições são gratuitas e as provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de novembro.
O vestibular, que é coordenado pela Comissão Universidade para os Índios (CUIA), será organizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com as universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e estadual do Paraná (Unespar).
Segundo o representante da Seti na CUIA, Marcos Pelegrina, as mudanças nessa edição tem o objetivo de facilitar o acesso ao vestibular “A descentralização do vestibular indígena contribui para que o maior número de pessoas possa disputar uma vaga nas universidades”. A Seti oferecerá transporte para que os candidatos se desloquem das terras indígenas para os locais de aplicação de provas, além de refeições e alojamento.
Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário eletrônico disponível na página do Núcleo de Concursos da UFPR (www.nc.ufpr.br), após o preenchimento deve imprimir a ficha de inscrição, incluir a carta de recomendação e a declaração de acordo com o edital.
Em seguida, é preciso preencher o formulário impresso, assinar a ficha de inscrição e o questionário sócio educacional, anexando a documentação exigida no processo. Podem concorrer às vagas nas universidades estaduais apenas candidatos indígenas do Paraná. Já as vagas ofertadas pela UFPR, são abertas para indígenas de todo o território brasileiro.
A lista de documentos necessários está descrita no edital (clique aqui). Os documentos deverão ser reunidos em um envelope lacrado e identificado de acordo com as regras do edital e entregues ou enviados, via Sedex, para quaisquer das instituições que participam do processo seletivo, nos endereços disponíveis no edital, até o dia 2 de setembro.
INCLUSÃO - Em 2018, o Governo do Estado alcançou a marca de 230 indígenas matriculados nas sete universidades estaduais do Paraná e 845 inscritos no vestibular. Os alunos, pertencentes a cinco etnias diferentes (Kaingang, Guarani, Xetá, Fulni-ô e Terena), estão distribuídos em 28 cursos de graduação. Os números reforçam o perfil pioneiro do Paraná nas políticas de inclusão do povo indígena.