Inscrições para o Universidade Sem Fronteiras são prorrogadas até o dia 30 19/09/2009 - 17:30

Período de inscrição foi prorrogado em função da greve dos Correios, iniciada na última quarta-feira (16)
O período de inscrições para o programa Universidade Sem Fronteiras, nos subprogramas Ações de Apoio à Saúde, Incubadora dos Direitos Sociais e Apoio às Licenciaturas, foi prorrogado até o dia 30 de setembro, em virtude da greve dos Correios, iniciada na última quarta-feira (16).
Lançada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) no mês de agosto, a chamada pública prevê o financiamento de 150 projetos inseridos no maior programa de extensão universitária do país, somando-se aos 451 projetos já existentes. No total, serão 5,4 mil bolsistas envolvidos.
“Começamos esse programa em 2007 e vários projetos terão o seu término em outubro deste ano. Para dar continuidade, lançamos esses três novos editais que vão trabalhar com a Incubadora dos Direitos Sociais, vamos continuar o Apoio às Licenciaturas, trabalhando junto com as escolas e em parceria com a Secretaria Estadual de Educação”, informou a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Nesta chamada, foi lançado o novo subprograma Ações de Apoio à Saúde, que contemplará 30 projetos. Cada projeto contará com duas bolsas para professores-orientadores, duas para profissional recém-formado e três para alunos de graduação. O subprograma Incubadoras dos Direitos Sociais financiará 40 projetos, que terão cada um três bolsas para professores-orientadores, duas para recém-formados e seis para alunos de graduação.
Já o subprograma de Apoio às Licenciaturas financiará 80 projetos, cada um com três bolsas para professores-orientadores, uma bolsa para recém-formado e cinco para alunos de graduação. As bolsas serão pagas mensalmente. Para orientadores o valor será de R$ 483; para recém-formados, R$ 940; e para alunos de graduação, R$ 300.
Os projetos apresentados devem, prioritariamente, envolver a população residente em municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano ou em regiões periféricas das cidades paranaenses. O programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras reúne os subprogramas Apoio às Licenciaturas; Incubadora dos Direitos Sociais - Apoio aos Núcleos da Infância e da Juventude - Núcleos de Monitoramento de Penas Alternativas, Diálogos Culturais, Apoio à Agricultura Familiar; Apoio à Pecuária Leiteira; Apoio à Produção Agroecológica Familiar; Extensão Tecnológica Empresarial e Ações de Apoio à Saúde.
Os editais públicos e formulários estão na página da secretaria na internet: xoops.celepar.parana/migracao/seti.