Inscrições para o IX vestibular indígena abrem na próxima segunda-feira 13/08/2009 - 17:50

As inscrições para o IX vestibular dos Povos Indígenas no Paraná estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (17) e vão até o dia 18 de setembro. No Paraná, os indígenas têm asseguradas 52 vagas nas  universidades públicas do Estado. O vestibular é realizado desde 2002 e em 2004 a Universidade Federal do Paraná também passou a oferecer vagas aos índios.
O Paraná foi pioneiro com esse projeto e criou oportunidades para que a universidade torne-se um espaço de troca de conhecimentos, de vivência e de respeito às diferenças sociais. Os indígenas contam com o apoio da Cuia, a Comissão Universidade para os Índios, criada com a finalidade de viabilizar o acesso, a permanência e a conclusão dos cursos de graduação nas universidades públicas do Paraná.
A Cuia também realiza o trabalho de acompanhamento didático e pedagógico dos estudantes indígenas, com o propósito de viabilizar a integração desses estudantes nos cursos. Além do acesso à universidade, o governo estadual concede uma bolsa de estudos no valor de R$ 400,00 por mês até a conclusão do curso nas instituições estaduais.
VESTIBULAR
Para se inscrever, o candidato deve ir até uma das universidades envolvidas e pegar o Manual do Candidato, a Ficha de Inscrição e o Questionário Socioeducacional. As provas serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
O vestibular é realizado pelas universidades públicas do Paraná, em atendimento à Lei Estadual nº 13.134, de 18/4/2001, e da Lei Estadual nº 14.995, de 9/1/2006, do Governo do Estado. Reserva seis vagas em cada uma das universidades públicas estaduais do Paraná e seis vagas no conjunto das faculdades estaduais, para serem disputadas exclusivamente entre os índios integrantes das sociedades indígenas do Paraná. Em 2004, por meio de um termo de convênio firmado com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), ocorreu a adesão da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que reserva dez vagas dos cursos ofertados para serem disputadas exclusivamente por estudantes indígenas residentes no território nacional brasileiro.
Mais informações pelos telefones (45) 3220-3057 ou (45) 3220-3108, ou pelo site www.unioeste.br/vestibularindigena
SERVIÇO:
Universidades e faculdades envolvidas:
Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Rodovia Celso Garcia Cid, Km 308, Londrina, Paraná. Campus universitário Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
Rua Universitária, 1619, Jardim Universitário, Cascavel, Paraná.
Universidade Estadual de Maringá (UEM)
Avenida Colombo, 5790, Tulha, Bloco G-45, Maringá, Paraná.
Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
Avenida Carlos Cavalcanti, 4748, Ponta Grossa, Paraná. Campus Universitário Uvaranas.
Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)
Avenida Getúlio Vargas, 850, Jacarezinho, Paraná.
Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
Rua Presidente Zacarias, 875, Guarapuava, Paraná.
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Núcleo de atividades Formativas/ Pró-Reitoria de Graduação e Ensino Profissionalizante. Praça Santos Andrade, 50, térreo, Curitiba, Paraná.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar)
Rua Comendador Correa Jr, 117, Paranaguá, Paraná.
Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - Fecilcam
Av. Comendador Norberto Marcondes, 733, Campo Mourão, Paraná.
Escola de Música e Belas Artes do Paraná - Embap
Rua Emiliano Perneta, 179, Centro, Curitiba, Paraná.
Faculdade de Artes do Paraná - Fap
Rua dos Funcionários, 1357, Cabral, Curitiba, Paraná.
Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana - Fecea
Rodovia do Café, BR 376, Apucarana, Paraná
Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí - Fafipa
Av. Gabriel Esperidião, s/n, Campus Universitário, Paranavaí, Paraná.
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória - Fafiuv
Praça Coronel Amazonas, s/n, União da Vitória, Paraná.