Inscrições abertas para mestrado nas universidades estaduais 06/10/2017 - 13:10

As universidades estaduais estão com inscrições abertas para cursos de mestrado e doutorado. As Universidades Estaduais de Maringá (UEM) e a do Centro-Oeste (Unicentro), encerram as inscrições nesta sexta-feira (6). Já na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) o prazo vai até o dia 31 deste mês e na Universidade Estadual de Londrina (UEL) os prazos variam de acordo com o curso.

A UEM oferta 27 vagas para mestrado e 10 para doutorado, na área de psicologia, e de mestrado profissional, juntamente com a Unicentro, em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). No total são 26 vagas e as inscrições são pelos sites de cada instituição; UEM e Unicentro.

O coordenado do Profnit, núcleo Unicentro, professor Ricardo Maneck Malfatti, explica que o mestrado profissional serve para atuar nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT’s). “O que diferencia este mestrado profissional dos demais mestrados acadêmicos é o fato de capacitar para atuação dentro das competências dos NIT’s. Ele é focado em conhecimentos que permitirão o diálogo academia-empresa, habilitando os mestrandos a interagir positivamente com os setores governamental, empresarial e acadêmico”.

Já está disponível o edital de abertura de inscrições de 60 Programas de Pós-graduação em nível de mestrado e doutorado da UEL. São ofertados programas em diversas áreas. As inscrições serão efetivadas somente via internet na página da PROPPG, endereço http://www.uel.br/proppg.

A Unespar–Paranavaí, oferta 17 vagas para mestrado no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), pelo site www.ppifor.fafipa.br.

O PPIFOR tem o objetivo de capacitar profissionais para a prática docente em uma perspectiva interdisciplinar entre ensino e pesquisa. A estrutura curricular possui a linha de pesquisa em “Educação, História e formação de professores” e a linha em “Formação de professores e os recursos teórico-didáticos na área de Ciências”. As atividades visam, ainda, oferecer oportunidades de desenvolvimento teórico, metodológico e prático que promovam o diálogo entre diferentes áreas.