Inovação pedagógica é foco de programa para docentes do ensino superior 23/04/2025 - 15:10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), reuniu nesta quarta-feira (23) representantes das sete universidades estaduais do Paraná para discutir os avanços e próximos passos da Rede Estadual Docência no Ensino Superior (Redes). O objetivo é compor o Conselho Gestor da Redes, que irá elaborar o regulamento e trabalhar no projeto para alinhar estratégias para a formação continuada de professores, com foco em inovação pedagógica, metodologias ativas e qualidade do ensino superior público no estado.
Formalizado em setembro do ano passado, a Redes pretende promover ações voltadas para a formação continuada no âmbito do Magistério Público do Ensino Superior do Paraná. Durante a reunião, foram apresentadas ações realizadas pelo programa, como cursos de capacitação e projetos colaborativos para incentivar a aplicação de tecnologias educacionais em sala de aula e práticas pedagógicas integradas.
Na prática, a Redes funcionará como um espaço de articulação multidisciplinar, com a participação de professores, pesquisadores e gestores de diversas áreas do conhecimento, a fim de ampliar e fortalecer a qualificação dos docentes, de acordo com as necessidades identificadas pelas instituições. Essa abordagem integrada reforça o compromisso do governo estadual para desenvolver uma educação superior que dialogue com os desafios atuais da sociedade.
Segundo a professora Wanda Santos, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a iniciativa representa um marco na valorização do magistério superior. "Essas ações irão possibilitar que os docentes ampliem suas competências pedagógicas e troquem experiências inovadoras que trarão crescimento profissional e reconhecimento ao trabalho dos professores", afirma.
A estratégia inclui o planejamento conjunto de eventos acadêmicos para incentivar a cooperação, abrangendo desde as ciências e tecnologias até as artes, cultura e educação, sem perder de vista o foco no impacto social. As universidades estaduais irão regulamentar o programa, estabelecendo diretrizes para a implementação nas instituições. Essa regulamentação deve assegurar a efetividade do programa em todo o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná, observando as particularidades de cada universidade.
Com um trabalho integrado, a Redes se consolidará como política pública de formação docente, alinhando a participação dos professores, os processos de avaliação e a integração de ações com os projetos pedagógicos. “Queremos construir espaços coletivos de reflexão sobre as dimensões da atuação docente nas instituições parceiras, fomentando assim ações de formação continuada para os docentes do ensino superior. Todo início de trabalho é desafiador, mas a parceria é fundamental para o nosso sucesso”, destacou a professora Wanda.