Inglês como Meio de Instrução tem financiamento da embaixada americana 22/09/2020 - 13:23

Depois de as universidades Estadual de Maringá (UEM), Estadual de Londrina (UEL) e Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) terem conseguido financiamento da Embaixada dos EUA no Brasil para o projeto “CLIL and Technologies for Teachers in Paraná”, mais uma proposta delas recebe financiamento do Escritório Regional de Língua Inglesa (Relo Office) da embaixada. Desta vez, para oferta de curso sobre Inglês como Meio de Instrução (EMI, na sigla em inglês) para a formação de professores de graduação e pós-graduação no Paraná.

O curso de extensão, que abrangerá as sete universidades estaduais do Paraná, mais UTFPR e Universidade Federal do Paraná (UFPR), será ministrado por Christopher Stillwell, professor doutor da Universidade da Califórnia, Irvine (EUA) e da Faculdade das Sequoias (EUA). As aulas on-line vão ocorrer entre 22 de outubro a 20 de novembro.

“Estamos em um trabalho conjunto de alinhamento muito forte entre a Política Linguística e a Política de Internacionalização, sabendo que o idioma estrangeiro é um importante componente da internacionalização para nossa universidade e um importante desafio”, declara Sandra Schiavi, assessora do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM.

A iniciativa leva o nome de “EMI for universities in the state of Paraná” (EMI para universidades do Estado do Paraná) e tem apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e dos escritórios de cooperação internacional da UEM e da UEL. O objetivo é “desenvolver conhecimento teórico-prático sobre EMI, contribuindo para a oferta de cursos em língua inglesa nos cursos de graduação e pós-graduação, além de possibilitar a construção de uma comunidade de professores que ministram ou têm interesse em ministrar aulas em inglês”.

Participe do curso – Professores das universidades estaduais e federais que têm interesse em participar do curso devem procurar os escritórios de internacionalização das suas universidades para se inscrever. Mas, atenção, pois o prazo vai até sexta-feira (25).