Indústrias de cerâmica do Paraná terão atendimento tecnológico 11/09/2009 - 11:14

Foi assinado nesta terça-feira, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), na Cidade Industrial de Curitiba, um convênio entre o Tecpar e a Empresa de Minerais do Paraná (Mineropar). Com essa parceria as duas instituições marcam o início dos trabalhos do Projeto de Unidades Móveis de Atendimento Tecnológico (Prumo) voltado ao setor de cerâmica vermelha.
O Prumo, que é fruto de uma parceria entre o Tecpar, a   Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Ministério da Ciência e Tecnologia e a Mineropar, contará com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul  (Seim).
“Esse projeto dará o apoio tecnológico necessário para que uma empresa possa sobreviver no concorrido mercado industrial. Com esse projeto, que faz parte da política pública de manutenção da renda no Estado, os técnicos da Mineropar e do Tecpar farão uma completa análise do processo de produção e de seus produtos, verificando a adequação às normas exigidas pelo setor ”, afirma o diretor-presidente do Tecpar, Aldair Tarcisio Rizzi.
Importante polo de produção de produtos de cerâmica vermelha, o Paraná sai na frente ao colocar à disposição de micro, médias e pequenas empresas uma completa equipe técnica, que prestará consultoria às indústrias do setor instaladas em diversas regiões do Estado.
Durante a assinatura do convênio, foi apresentada a Unidade Móvel – veículo utilitário dotado de equipamentos laboratoriais que proporcionam a estrutura necessária para que os técnicos da Mineropar e Tecpar possam, ao longo do projeto, prestar assessoria a 150 empresas.
Visando à solução de problemas técnicos e à realização de ensaios e análises de matérias-primas e produtos acabados, os profissionais realizarão um atendimento personalizado, pré-agendado, que inclui, entre outras etapas, o diagnóstico e a análise de produtos e processo produtivo.
“Na Mineropar temos técnicos especialistas no setor de cerâmica vermelha que vão, com esse projeto, levar conhecimento a campo para todas as pequenas empresas do setor. Esses especialistas serão colocados na portas das empresas e ficarão responsáveis por verificar se a produção segue as normas da ABNT e do Inmetro”, ressaltou o diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni.