Incubadora Tecnológica da Unicentro firma parceria com empresa de inovação e finanças 17/08/2021 - 14:34

Visando à geração e ao aperfeiçoamento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), por meio da Incubadora Tecnológica (Integ) e da Agência de Inovação Tecnológica (Novatec), firmou parceria com a empresa BTK Tecnologia, de Guarapuava, na região centro-sul do Paraná. O objetivo é desenvolver novas tecnologias para o mercado financeiro, a partir de algoritmos e Inteligência Artificial. Os projetos poderão ter participação de professores e estudantes de graduação e pós-graduação, sob a coordenação da Novatec, localizada no Centro Educacional de Desenvolvimento Tecnológico (Cedeteg) da Unicentro.

De acordo com um dos sócios da BTK e egresso do curso de Química da Unicentro, Angelo Rafael Lenarte Homen, o projeto trará oportunidades para alunos de Matemática Aplicada e Computacional e de Ciência da Computação, inclusive para outras áreas, tais como Física e Economia. “Além disso, para os alunos que participarem dos projetos haverá possibilidades de contratação na empresa”, afirma, sinalizando o comprometimento dessa ação de parceria com a qualidade de vida das pessoas e a geração de trabalho, emprego e renda para o município.

O diretor do Campus Cedeteg, Ricardo Yoshimitsu Miyahara, destaca as oportunidades geradas por uma empresa incubada, com impacto no futuro profissional e empreendedor de estudantes e professores. "Além de desenvolver atividades em uma empresa incubada na própria Universidade, os estudantes poderão fazer estágio e iniciação científica, dentre outros projetos, com possibilidade de efetivação ao término da graduação", explica.

EMPREENDEDOR - A ideia é que o ambiente de inovação da Integ proporcione aos alunos oportunidade para colocarem em prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, no decorrer da graduação, promovendo assim uma cultura empreendedora. “A empresa contrata pessoal formado em diferentes áreas, não necessariamente do mercado financeiro ou da área computacional. Ela atua com pessoas que têm vontade de desenvolver coisas novas”, conclui o diretor Ricardo.