INFLUENZA A: UEPG CAPACITA PÚBLICO INTERNO E INTENSIFICA MEDIDAS PARA CONTER O VÍRUS 30/07/2009 - 11:50

Seguindo a orientação do governo do Paraná, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está aproveitando o período em que as aulas na rede pública de ensino foram suspensas para discutir e implementar medidas que visam desacelerar o avanço do vírus Influenza A (H1N1), causador da nova gripe. A medida de interromper as atividades acadêmicas seguiu a determinação do governador Roberto Requião que entrou em vigor no dia 30 de julho. As aulas retornam normalmente na próxima segunda-feira, dia 10, em todo o sistema público de ensino superior do Paraná. Só na UEPG, cerca de 8.100 alunos devem retornar aos campi de Ponta Grossa e Castro.
Com a implantação de uma comissão técnica especializada, dentro do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, e com a contribuição de órgãos administrativos, a universidade elaborou uma série de medidas que serão tomadas por alunos, professores e funcionários logo no retorno às aulas. Para todos os departamentos, unidades administrativas e salas de aula, a Pró-Reitoria de Assuntos Administrativos (Proad) irá providenciar álcool gel para higienização das mãos. Na distribuição do material, ficarão como responsáveis os coordenadores de curso e alunos monitores em cada série de todos os cursos. Os laboratórios da UEPG ligados à Farmácia Escola providenciarão a produção de álcool gel para atender a demanda interna. Haverá, também, um reforço na distribuição de sabonetes e toalhas de papel nos banheiros da universidade. Da mesma forma, a Proad providenciará um carro para o campus Central e outro para o campus de Uvaranas que poderão auxiliar no transporte de pessoas da comunidade universitária com sintomas da gripe que necessitem de deslocamento para unidades de saúde em casos de urgência.
Na tentativa de aclarar as dúvidas que ainda existem a respeito da gripe A, a Assessoria de Comunicação Social em conjunto com as Prefeituras dos Campi e o Centro de Processamento de Dados serão responsáveis pela circulação de informações sobre os cuidados necessários para prevenir o contágio. Serão produzidos um folder, que será distribuído a todos os alunos pelos coordenadores de curso, e uma página na internet com orientações de saúde. Da mesma forma, cartazes do Ministério da Saúde de da Secretaria Estadual de Saúde serão afixados em locais de grande circulação de público.
REUNIÕES DE ORIENTAÇÃO
Da comissão implantada no Setor de Saúde, os professores Everson Krum e Flávio Guimarães Kalinoski coordenarão a equipe docente composta por Lídia Dalgalo Zarpelon, Maria Dagmar da Rocha Gaspar, Valmir de Santi, Erildo Mueller, Marlene Hager Zimmermann e Clóris Branski Grden, que serão os responsáveis por uma série de palestras voltadas ao público interno da UEPG com o objetivo de orientar sobre como proceder em casos suspeitos. A Pró-Reitoria de Recursos Humanos (PRORH) já definiu os horários e os locais das reuniões, e está convocando todos os agentes universitários e professores a participarem dos encontros.
De acordo com a pró-reitora de Recursos Humanos, Ana Maria Sales Rosa Solak, a universidade tem uma grande responsabilidade, pois é o local onde todos os alunos e funcionários passam grande parte do dia. “Em situações como essa, em que enfrentamos uma pandemia, nós temos a obrigação de estar bem informados e saber como lidar em situações de risco, por isso achamos importante que todo o nosso público faça um esforço para freqüentar uma das reuniões de orientação”, diz a pró-reitora. Ana Maria ainda recorda que chega a quase 12 mil o número de pessoas que circulam pela UEPG, considerando alunos de graduação, pós-graduação, ensino infantil e funcionários.
Nesta quarta-feira (5), duas palestras já estão agendadas: às 9h30, no auditório do Observatório Astronômico (campus de Uvaranas); e às 14h30, no Grande Auditório (campus Central). Na quinta-feira (6) o encontro acontece novamente às 9h30 e às 14h30, no Observatório. A última reunião acontece na sexta-feira (7), às 14h30, também no Observatório Astronômico.

REDE DE INFORMAÇÃO

Com as medidas de implantação rápida e com o envolvimento de coordenadores de curso e alunos monitores, a UEPG pretende envolver a comunidade universitária na tentativa de conter o avanço do vírus Influenza A (H1N1). Todas as informações serão centralizadas e processadas nos cinco setores de conhecimento, com o propósito de montar uma rede de informação eficiente. A partir disso, segundo a pró-reitora de Graduação, Graciete Tozetto Góes, a UEPG terá condições de identificar rapidamente casos isolados e tomar as medidas necessárias para evitar ao máximo a contaminação de outras pessoas. A Prograd também vai elaborar uma ordem de serviço definindo os procedimentos para abono de falta nos casos em que o aluno apresente sintomas de gripe. A orientação geral é a de que qualquer pessoa evite freqüentar as aulas ou as reuniões se apresentar sinais ligados à nova gripe.