Hospital Universitário da UEPG oferta curso de Libras para servidores 17/07/2019 - 02:00

Até o dia 29 de julho, servidores do Hospital Universitário e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) podem se inscrever em um curso gratuito de Libras, específico para Profissionais da Saúde. Para o curso, que inicia em 5 de agosto, são disponibilizadas 10 vagas para servidores e professores da UEPG e 40 vagas para servidores do HU-UEPG.  

O curso será ministrado por Cristiane Ribeiro da Rocha, intérprete de Libras do HU-UEPG, e pelo professor da UEPG Marcelo Elísio Vasicki. Não é preciso ter conhecimentos prévios sobre a Língua Brasileira de Sinais, já que o conteúdo do curso parte do básico desta linguagem. Serão aulas teóricas e práticas, de imersão cultural, com dinâmicas e debates.

De acordo com Cristiane, a expectativa é de uma alta procura, já que o curso é gratuito e inédito. Os participantes serão divididos em duas turmas, que participarão dos encontros semanais às segundas-feiras, das 14h às 15h e das 15h às 16h. As aulas foram elaboradas com base nas necessidades dos profissionais atuantes no HU, e as simulações de atendimento devem contar com a participação de integrantes da Associação de Surdos de Ponta Grossa (ASPG).

As aulas teóricas abordarão desde a recepção ao paciente e/ou familiar surdo, história e cultura, além de relatos sobre a inacessibilidade comunicacional para surdos, e as aulas práticas envolvem a realização dos sinais no contexto de saúde e nas interações. Segundo a intérprete Cristiane, os servidores do HU poderão facilitar o processo de atendimento a pacientes e familiares surdos, realizando, desde o primeiro momento de atendimento, uma comunicação adequada na língua de sinais.

A intérprete ressalta a importância de atender ao público surdo com compreensão de sua linguagem e com uma comunicação mais eficiente. “Não é só dentro do hospital, mas na vida afora. Em todo lugar, você pode encontrar um surdo, e a acessibilidade comunicacional é tratar a todos com respeito e equidade”, diz Cristiane.

Como conta o professor Everson Krum, vice-reitor da UEPG, a oferta deste curso reafirma o compromisso da UEPG com o respeito e valorização da diversidade. “A oferta do curso de Libras é mais uma iniciativa da UEPG e do HU em melhor acolher a comunidade que é atendida no hospital e na Universidade. Desta forma, nossos profissionais e servidores poderão se comunicar melhor e diminuir as dificuldades de quem tem deficiência”, destaca.

A comunicação efetiva é um dos objetivos do atendimento em saúde com qualidade, segundo a diretora acadêmica do HU, professora Luciane Cabral. “A promoção desse curso vai de encontro com o ideal da direção do hospital universitário, que é a valorização dos profissionais e atendimento de qualidade para a população. Não apenas os servidores serão beneficiados com esse conhecimento, mas também, principalmente, os pacientes, que receberão um atendimento com vínculo e humanização”, aponta Luciane.

As inscrições estão abertas até 29 de julho, no site https://hucursos.apps.uepg.br/